15 alimentos que ajudam a emagrecer

Assim como existem alimentos proibidos para quem precisa emagrecer ou manter o peso, existem alimentos milagrosos, que ajudam a aumentar o metabolismo do organismo, e consequentemente, eliminar uns quilos extras.

De tanto ouvir de seus clientes que a dificuldade de emagrecer era decorrente do “metabolismo lento”, as nutricionistas Maria Candida Junqueira Zacharias e Bruna Navarro, do site “Medidas Perfeitas”, elaboraram essa lista dos itens que devem ser adicionados na dieta emagrecedora, afim de acelerar o tal do metabolismo.

O que é o metabolismo

O metabolismo é a forma que seu organismo gasta a energia (calorias). Quando uma pessoa vive uma dieta de ingestão abundante de calorias e muda de hábitos, após um tempo, é comum estacionar o emagrecimento, já que o organismo entende que deve economizar a energia, que não está mais vindo de forma tão farta como antes.

A energia no organismo é gasta para se manter vivo. Respirar, bater o coração, atividades que não controlamos gastam energia. Esse valor de gasto calórico também depende de uma pessoa para outra. Homens gastam mais calorias apenas para se manter vivos. Músculos também precisam de mais energia do que outras células do organismo.

Por isso, essa lista é importante. Mas vale lembrar, que “ajudam” não quer dizer que comer salmão e tomar chá verde o dia todo, te dá o direito de comer frituras todos os dias. Uma coisa não elimina a outra. Incluir os alimentos citados na sua dieta colabora com o aumento do metabolismo, e a consequente queima de calorias. Mas atenção a quantidade de cada uma.

 

15 alimentos que aumentam o metabolismo

1. Água 

beber agua

Sim, agua alimenta e hidrata. Manter o corpo hidratado aumenta a sensação de saciedade quando você se alimenta (seu corpo não precisa achar agua na comida). Além de acelerar o metabolismo.

2. Chá Verde

Não é lenda. O chá verde possui antioxidantes que eliminam as impurezas do organismo e ajudam a acelerar o metabolismo. Comece o dia com uma xícara, essa é a recomendação das nutricionistas.

3. Gengibre

O gengibre é rico em “gingerol”, que tem ação termogênica no nosso organismo,, aumentando o gasto energético e favorecendo a queima de gordura.

Além disso o gengibre tem poderes anti-inflamatórios, e pode ser consumido de várias formas (chás, saborizando a agua, refogado, temperando carnes brancas, etc)

4. Pimenta

pimeta

Não são os molhos a base de pimenta, pois esses são calóricos. Presente na pimenta uma substancia que acelera o metabolismo. Além disso a pimenta ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

5. Maça

A frutinha é poderosa. Além de baixa caloria, ajuda a acelerar o metabolismo e consequentemente, perder peso. Pode ser o lanche da tarde, que tal?

6. Amêndoas

Preferida dos nutricionistas, pois além de calorias oferecem fibras o que aumenta a sensação de saciedade, por mais tempo.

7. Iogurtes de baixas calorias

Além de rico em cálcio, que ajuda na tarefa de emagrecimento, o item tem se revelado em pesquisa, eficaz no aumento do metabolismo.

8. Canela

canela

A especiaria é termogênica, ou seja, ajuda a queimar mais calorias. Além disso, auxilia naquela “vontade de comer doces” ao longo do dia. Também funciona no organismo como “anti-fúngica”, “anti-bacteriana” e “anti-parasitária”.

 

Uma dica para quem costumam apresentar candidíase vaginal ou oral, úlceras estomacais e diabetes. A dica de consumo é de 2g por vez, 2 vezes ao dia. Pode ser consumida em chá, polvilhada em sopas, preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maça ou banana.

9. Guaraná em pó

Possui cafeína e acelera o funcionamento do corpo. Estudos ainda dizem que ajuda na prevenção do câncer. A dica é consumi-lo em sucos e vitaminas. No máximo 2g ao dia.

10. Frutas vermelhas

Ricas em antioxidante e fibras, e ainda com baixa calorias. São opções saudáveis para substituir doces e pães entre as refeições.

11. Salmão

Além de rico em ômega 3, a gordura boa e essencial para o corpo, salmão ajuda a conferir o aspecto de jovialidade do rosto. Rejuvenesce.

12. Vitamina B

Alimentos ricos em vitamina B, têm pouca gordura, são ricos em fibras, e levam mais tempo para serem digeridos, ou seja, aumenta a sensação de saciedade por mais tempo.

Entre esses alimentos estão ovos, feijão, espinafre e outros.

13. Carnes magras

As proteínas levam mais tempo para serem digeridas, além de ajudarem na formação de músculos, que gastam mais calorias para se manter. (para quem malha).

14. Óleo de Coco

oleo de coco

Possui capacidade termogênese, que inibe a deposição de gordura. Isso se deve ao fato de que o óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média. Mas cuidado ao consumi-lo! O óleo de coco tem 90% de gorduras saturadas.

15. Ômega 3

Por ser um poderoso anti-inflamatório, o ômega-3 aumenta o metabolismo favorecendo a queima de gordura, principalmente na região abdominal.

2018-06-01T09:39:18-03:00 27/10/2014|BEM-ESTAR, DICAS, DIETA E ALIMENTAÇÃO|1 Comentário

Um Comentário

  1. […] Por outro lado, como mostramos no tópico anterior, algumas espécies tem um valor calórico bem baixo por porção e, ao mesmo tempo, fornece muitas fibras, potássio, vitaminas e até alguma proteína, o que torna determinados tipos de banana especiais no cardápio de quem quer emagrecer. […]

Deixar Um Comentário