Muito popular em especial na infância, a “comemoração” do dia 1º de abril, ou Dia da Mentira, começou um pouco longe do Brasil. A brincadeira teve início na França, durante o reinado de Carlos IX (1560-1574). A bagunça veio com a troca de datas: desde o princípio do século XVI, as comemorações de ano novo eram feitas no dia 25 de março, coincidindo com a chegada da primavera.

As festas que norteavam esse período terminavam em 1º de abril. No ano de 1562, no entanto, o papa Gregório XIII (1502-1585) definiu um calendário novo para o mundo cristão, o conhecido calendário gregoriano. Desse modo, o ano novo passou a ser comemorado a partir do dia 1º de janeiro. Carlos IX só se rendeu ao novo calendário dois anos depois de sua instituição, mas ainda assim os franceses se recusavam a se adequar à mudança, mantendo a antiga comemoração.

31114749634341O resultado disso? Os engraçadinhos de plantão passaram a tirar sarro dos conservadores, que ganharam o apelido de “bobos de abril”. Essa prática se popularizou por todo o mundo desde então e, com a proximidade da data, que tal pregar uma boa peça nos seus amigos?

Nós, do blog Homeopatia e Saúde, separamos uma lista com 20 pegadinhas para você aprontar e não deixar o Dia da Mentira ser esquecido. Clique e saiba mais – http://goo.gl/md3Vx9