Estamos no período do ano mais desafiador para quem mantém uma dieta balanceada. Pois, com a chegada das festas de final de ano, fica mais difícil manter uma alimentação equilibrada, Isso porque muitas confraternizações oferecem um cardápio repleto de alimentos açucarados. Logo, como resistir à compulsão por doces?
Primeiro, é preciso entender o que é compulsão. Dado que comer doce em excesso não é compulsão, só exagero mesmo. Afinal os doces fazem parte da preferência alimentar e grande parte dos brasileiros.
Agora comer uma caixa de bombons e, logo depois, uma travessa de arroz congelado, sendo que nem gosta tanto assim de arroz, se trata de um episódio de compulsão alimentar. Onde há o consumo descontrolado de alimentos que não fazem parte da escolha alimentar. Atitude de descontrole que provoca culpa, sensação de fracasso e nojo. Diferente da vontade e prazer que comer deveria proporcionar.
Comer demais não é compulsão alimentar
Ingerir em excesso determinado tipo de alimento como doces, ultraprocessados e fast-food, significa comer em exagero. Um tido de busca pelo prazer através da ingestão de alimentos.
Geralmente, esse exagero acontece quando a pessoa mantém uma dieta muito restritiva, como acontece com quem quer emagrecer de forma rápida. Por ficar muito tempo sem comer alguns alimentos, esses indivíduos acabam se excedendo em algum momento. O que não pode ser considerado uma compulsão alimentar, já que proporcionando ao organismo tudo o que foi negado.
A compulsão por doces também está relacionada a questões emocionais, em que a pessoa enfrenta uma situação que não consegue lidar, portanto, a ingestão de alimentos é usada para aliviar o estresse.
<<Leia também: Exaustão emocional!>>
Ocorre que a compulsão por doces é uma estratégia do cérebro para alívio do estresse, visto que doces provocam a liberação da dopamina, hormônio do bem-estar.
A solução é criar outras estratégias de controle do estresse como beber água. Além disso, há outras fontes de prazer além do doce como: dançar, atividade física, ouvir música, conversar com pessoas que amamos, dormir, passear com o cachorro, entre outras atividades que mostrem para o cérebro que existe prazer além da compulsão por doces.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre como evitar a compulsão por doces acesse: https://bit.ly/3FyESt9
Deixar um comentário