Além do peso

ATUANDO COM PRINCÍPIOS SEMELHANTES AOS DA HOMEOPATIA, A NUTRIÇÃO FUNCIONAL AGE MUITO ALÉM DA PERDA  E MANUTENÇÃO DE PESO

nutricao funcional 2

Uma refeição baseada na combinação de arroz com feijão, bife e salada é apontada como “a preferida” dos brasileiros e bastante saudável. De maneira geral essa afirmação está correta, mas… Algumas pessoas podem produzir gases em excesso ao consumir feijão; outras sofrem com a indigestão ao consumir carne vermelha. Assim, o que serve para determinada pessoa pode afetar negativamente a pessoa ao lado. Mas como saber a combinação mais indicada para a manutenção da sua saúde? Com o auxílio de um nutricionista funcional.

Dieta básica

“Não existe uma dieta básica que possa ser recomendada a todas as pessoas”, assegura a especialista Dafne Oliveira, do Instituto de Prevenção Personalizada. Ela explica que a nutrição funcional é uma área que analisa os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga ao corpo com a restrição de alimentos ou com a entrada de novos ingredientes e combinações no cardápio.

“Em alguns casos, a perda de peso é consequência desse processo, mas não é o objetivo da nossa atuação”, esclarece. Dafne conta que a meta é “atingir o equilíbrio” e, para isso, a nutrição funcional age de maneira semelhante à homeopatia, considerando os sintomas e agindo com eles, e não contra eles. Assim, a ingestão correta de alimentos (e a melhor combinação entre eles), nutrientes específicos e, em alguns casos, medicamentos fitoterápicos, é possível restaurar as deficiências orgânicas que originam dores de cabeça, retenção de líquidos, problemas de digestão, dores de estômago, dermatites e outras doenças.

nutricao-funcional 4

Para usuários de medicamentos homeopáticos, a nutricionista lembra que não há prejuízos para o tratamento, mesmo quando existe a necessidade do consumo dos fitoterápicos: “um não corta o efeito do outro, eles trabalham em conjunto”, lembra ela, ressaltando que o estresse e ansiedade são o maiores fatores de desequilíbrio para o organismo. “Muitas vezes, as pessoas com estresse e ansiedade demoram mais para responder à homeopatia e à dieta funcional. Nesses casos, é necessário usar os fitoterápicos, pois eles são semelhantes aos medicamentos homeopáticos mas com um dose mais alta dos princípios ativos”, pontua.

Alimentos recomendados

“A nutrição funcional se baseia nas necessidades de cada indivíduo”, ressalta Dafne, dizendo que não há alimentos totalmente recomendados ou desaconselhados. O suco verde é um exemplo. “Apesar de recomendar a ingestão para 95% das pessoas que atendo o suco verde não é bom para quem tem problemas de tireóide”, garante.

Glúten e lactose são dois elementos apresentados como vilões que nem sempre são retirados da dieta. “Apesar de causarem sobrecarga no corpo da maioria das pessoas, há aqueles que os digerem bem, então não precisam excluir da alimentação”, alerta.

nutricao funcional

Mas alguns alimentos são, realmente, mais favoráveis ao equilíbrio do organismo humano: sardinha, castanhas, lentilha e batata doce, entre eles. Dafne lembra que é necessário prestar atenção à forma de preparo: o ideal é consumi-los cozidos ou assados – pois a forma “grelhada” pode conter substâncias cancerígenas. “Os grelhados e, até mesmo, o churrasco não são recomendados, pois são assados ‘a seco’, o que faz os alimentos perderem muitos nutrientes”, informa a nutricionista. “No caso do churrasco é ainda pior, pois além do alimento estar em contato com a grelha há o carvão, que pode liberar outras substâncias cancerígenas”, pontua.

Assim, é sempre bom estar atento aos sinais que o corpo emite. E, em caso de necessidade, buscar o auxílio de um profissional que possa auxiliá-lo a retomar o equilíbrio. Uma alimentação saudável garante, além do peso ideal, muito mais vitalidade e saúde! Afinal, o alimento é o melhor remédio.

2014-06-04T12:12:05-03:00 04/06/2014|BEM-ESTAR, HOMEOPATIA, SAÚDE|8 Comentários

8 Comentários

  1. Claudete de felice 06/12/2014 em 12:28 - Responder

    Achei interessante,mas gostaria de saber como fazer selecao individual
    E feita atraves da repertorizacao da medicacao homeopatica?
    Grata
    Claudete

    • Similia Homeopátia 06/16/2014 em 18:30 - Responder

      Ola Claudete, indicamos que você procure um profissional de sua confiança para sanar dúvidas tão específicas.
      Obrigada

  2. ronete oliveira lacerda 06/14/2014 em 18:39 - Responder

    gosto muito de me cuidar com uma alimentação saudadvel e tomar fitoterápicos tenho problemas intestinais com diarreia dificuldade na digestão como também para dormir estou apostando nosimilia.com.br

  3. maria auxiliadora martins 06/17/2014 em 11:42 - Responder

    Adorei, gostaria que sempre me mandasse recomendacoes, estou com sobre peso, grato,

    • Similia Homeopátia 06/18/2014 em 15:03 - Responder

      Ola Maria Auxiliadora
      Fique ligada no nosso blog, que sempre estamos postando assuntos ligados à nutrição e saúde.
      Para mais informações, busque um profissional de sua preferência.

  4. maria auxiliadora martins 07/19/2014 em 12:26 - Responder

    Gostaria de saber mais sobre diabetes

    • Similia Homeopátia 07/21/2014 em 01:49 - Responder

      Ola Maria Auxiliadora
      Obrigada pela sugestão do tema. Vamos providenciar uma postagem sobre o assunto. Se sua necessidade for urgente, sugerimos que procure seu médico de confiança.

    • Similia Homeopátia 09/29/2014 em 21:04 - Responder

      Olá Maria Auxiliadora,
      Buscaremos mais informações sobre o tema. Aguarde um novo texto para breve.

      Obrigada!

Deixar Um Comentário