Alimentação fora de casa: a moda das marmitas!

Alimentar-se fora de casa muitas vezes é um desafio. Manter uma alimentação balanceada e com tudo que se deve, evitando excessos é o mais difícil. O Blog Homeopatia e Saúde e os Doutores Ana Lucia Dias Paulo e Ariovaldo Ribeiro Filho da Clínica de Homeopatia Similia, reuniram dicas de como se alimentar fora de casa.

Sabe-se que, hoje, a maioria dos brasileiros tem necessidade se alimentar fora de casa. Isso ocorre, principalmente, por causa de atividades que requerem bastante tempo das pessoas como os estudos ou trabalho.

Porém, nem todos que se alimentam fora de casa fazem da forma correta. Isso pode ser constatado em pesquisas que mostram que mais de 60% da população se alimenta fora de casa, mas a maioria dessas pessoas não se alimenta de forma saudável.

Sabemos que existem inúmeras opções de alimentação na rua. Porém, muitas pessoas estão começando a deixar essas opões de lado por serem caras e por não conseguirem se alimentar de maneira saudável. Com isso, estão preferindo levar suas refeições para serem consumidas fora do ambiente domiciliar.

A forma mais adequada de armazenar e transportar essas refeições é através das marmitas térmicas. Essa estratégia permite uma conservação melhor dos alimentos, a elaboração de refeições mais saudáveis e balanceadas, a montagem de acordo com o gosto e necessidades individuais e uma preparação com mais higiene.

Por isso, o blog Homeopatia e Saúde e a Clínica Similia, do Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e da Dra Ana Lúcia dias Paulo, selecionaram as melhores informações que você precisa saber para preparar uma marmita saborosa, saudável e higiênica.

blog homeopatia e saúdeO prato perfeito

Antes de tudo, o blog Homeopatia e Saúde ajuda você a saber quais alimentos devem compor sua refeição para que seja saudável. Como toda refeição, a metade deve ser composta por verduras e legumes. A outra metade restante deve ser dividida da seguinte forma: metade de carboidratos (arroz), e o restante dividido entre proteínas animal (carnes) e proteína vegetal (feijão).

Alimentos saudáveis

Faça da sua refeição a mais colorida possível. Quando você utiliza essa estratégia, ingere uma variedade de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais, dos quais seu organismo precisa para manter uma boa saúde. Cada cor dos alimentos possui nutrientes que, juntos, irão fornecer ao corpo uma nutrição equilibrada. As cores que devem fazer parte da sua refeição são: vermelha, verde, amarela, laranja, roxo e marrom. Essa estratégia é utilizada mais com as frutas e a salada.

Quanto aos carboidratos, prefira sempre os integrais, pois são ricos em fibras que mantem a glicose sanguínea sob controle, além de garantir maior saciedade ao organismo, ajudando, assim, a manter a saúde através do controle do peso, afirma o blog Homeopatia e Saúde, da Clínica Similia, de Homeopatia.

Quando for preparar as carnes, escolha sempre cortes magros e carnes brancas, pois são considerados mais saudáveis. Evite as frituras e opte por preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

O feijão você pode variar com outros alimentos da mesma família como a fava, lentilha, soja e grão de bico.

Saladas

O ideal é armazenar as saladas separadamente dos outros alimentos, já que elas são frias e o restante da refeição é quente. Caso contrário, elas podem ficar abafadas e com cheiro e sabor desagradáveis. Essa dica serve para os molhos também. Estes só devem ser acrescentados no momento do consumo.

Lanches

Com os lanches não é diferente, afirma a Clínica Similia do Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e da Dra Ana Lúcia dias Paulo. Eles podem ser transportados em marmitas específicas para esse fim, incluindo os líquidos também como suco ou vitamina. Opte sempre pelos lanches mais saudáveis, incluindo alimentos integrais, desnatados, frutas e sucos naturais.

Evite somente levar como lanche sucos de frutas cítricas como de laranja, limão acerola, goiaba, etc., pois a vitamina C presente nessas frutas é perdida em contato com o ar. Prefira sucos de outras frutas e deixe as cítricas para serem consumidas em casa, logo após a preparação.

Evite o desperdício

Prepare e armazene na marmita somente aquilo que você vai realmente consumir. Uma boa dica também é preparar os alimentos utilizando-os e forma integral, ou seja, você pode usar as cascas, talos, folhas e sementes que geralmente são descartados. Dessa forma, sua refeição se torna mais rentável e nutritiva, pois são essas partes dos alimentos que possuem mais nutrientes.

homeopatia e saúde

Higienize bem os alimentos

O blog Homeopatia e Saúde, do Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e da Dra Ana Lúcia Dias Paulo, afirma que, antes de preparar suas refeições, você deve higienizar bem os alimentos, principalmente as frutas com casca e as saladas consumidas cruas ou refogadas.

A higienização das saladas e frutas deve ser feita em água corrente e depois imersas em solução clorada na proporção de 1 colher de chá de hipoclorito de sódio (água sanitária), na concentração de 2% de cloro, para 1 litro de água. Deixe por 15 minutos, retire e lave em água corrente novamente. Esse método mata os microorganismos patogênicos presentes nesses alimentos e garante a sua saúde.

2016-05-09T08:00:04-03:00 09/05/2016|BEM-ESTAR, DICAS|0 Comentários

Deixar Um Comentário