São aqueles que além das funções nutricionais básicas produz efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos ao funcionamento do corpo. Saiba quais são os alimentos que compõem este grupo e turbine sua saúde.

Alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, e desempenham papel importantíssimo no combate aos radicais livres e na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.

Os principais alimentos classificados como funcionais são: soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolis, linhaça, hortaliças com talo, leite fermentado, entre muitos outros. Incluí-los em sua alimentação é garantia de boa saúde.

Abaixo listamos, os principais benefícios dos alimentos funcionais para o organismo.

Casca de uva, vinho tinto e maçãs – Redução de doenças cardiovasculares e formação de coágulos e inflamações

Soja e derivados – Redução do risco de doenças cardiovasculares, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa

Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete – Aumento da atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas

Tomate, goiaba e melancia – Atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares e proteção contra o câncer (especialmente de próstata)

Folhas Verdes – Proteção contra degeneração macular, manutenção de uma boa visão

Linhaça – Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças  auto-imunes e inflamatórias

Grãos integrais, frutas e vegetais em geral – Melhora na saúde intestinal, redução do risco de câncer de cólon e controle do colesterol e glicemia

Leites fermentados e iogurtes – Melhora da saúde intestinal e redução do risco de câncer de cólon

alimentos-funcionais

Este post é de caráter informativo e educativo. Visite sempre um médico para obter melhores orientações.