Aprenda como lidar com a acne

Talvez uma das doenças mais incômodas e recorrentes nos consultórios seja a acne. Isso não é exclusivo a homens, mulheres ou grupos sociais: pesquisas apontam que cerca de 20% da população em todo o mundo sofre ou já sofreu com este tipo de situação. Pensando em te auxiliar a entender e driblar esse problema o blog Homeopatia e Saúde, vinculado à Clínica Similia do Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo buscou mais informações a respeito da acne.

Existe, claro, uma faixa etária em que problemas com espinhas são mais comuns. Caso da adolescência, que acomete os meninos com idade que varia de 14 a 16 anos e, no caso das meninas, mais novas: entre 11 e 13 anos. Mas como surge a acne? Vinculado à produção de hormônio, o aumento da oleosidade na pele pode gerar o ambiente ideal para infecções por bactéria e por consequência a inflamação.

Alimentação

O aparecimento de acne também está relacionado a uma alimentação baseada no consumo de gordura e alimentos que apresentam alto índice glicêmico. Por isso que não podemos julgar somente o chocolate como o responsável por tais aparições: alimentos ricos em carboidratos também estimulam o aparecimento de espinhas.

Conheça a doença

download (2)Segundo a pesquisa feita pelo blog Homeopatia e Saúde, a acne é dividida em vários graus. Essa subdivisão define também os tratamentos adotados para cada caso. Por exemplo: durante a adolescência, entende-se que este é um período limitado para que a doença apareça e também suma. No entanto, há consequências dessa fase que pode prevalecer por toda a vida, como sinais e cicatrizes quando não tratado adequadamente.

Quando o caso do aparecimento de espinhas é considerado leve, o tratamento pode ser feito em casa, atentando-se essencialmente a uma rotina que tenha sabonete, adstringente e também hidratantes próprios para peles oleosas. Quando a situação é diagnosticada como moderada, os cuidados requerem acompanhamento de lasers a fim de evitar manchas aliados a produtos voltados ao tratamento de acne.

Em situações tidas como graves, utiliza-se a isotretinoína, medicamento que desencadeia efeitos colaterais e por isso deve ser unicamente usado em diagnósticos graves. Sua função é reduzir a produção de oleosidade. A limpeza de pele é ideal quando há bastante cravos que precisam ser removidos e a esfoliação é indicada pelo menos uma vez por semana. O Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, da Clínica Similia, orientam sempre que o paciente busque orientação profissional antes de iniciar qualquer tratamento.

2017-01-30T08:00:10-02:00 30/01/2017|DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário