As causas da dor do crescimento

Um dos principais motivos das visitas ao pediatra são as queixas de dor. As dores mais comuns são a de cabeça, barriga e pernas, a maior parte dessas dores está ligada ao que chamamos de dor do crescimento. Em alguns casos a dor não está relacionada a doenças graves, porém é importante que os pais estarem sempre alertas quanto a qualquer alteração.

O que é a dor do crescimento? Ela recebeu esse nome porque aparece na fase mais importante do desenvolvimento infantil, principalmente entre os 3 a 8 anos. É uma dor recorrente que não tem uma origem específica. Segundo os médicos de 5 a 15% das crianças já enfrentaram esse problema pelo menos uma vez na vida. Contudo esse índice pode ser ainda maior, algumas universidades estrangeiras já apontaram um percentual na casa dos 40%.

Uma das causas da dor do crescimento seria o fato de os ossos crescerem mais rápido que os músculos e tendões, o que leva a uma sobrecarga, mas isso ainda não foi comprovado pela ciência.

Outra causa possível seria a fadiga muscular motivada pelo excesso de atividades físicas e brincadeiras no decorrer do dia, que pode ser agrava pelo estresse. Também pode ter origem hereditária, visto que os pais de crianças que sofrem desse mal passaram pelo mesmo problema na infância.

Ainda não existe comprovação científica sobre a relação do termo dor do crescimento, que é um termo conhecido e usado, com o desenvolvimento infantil. Entretanto, as crianças sentem realmente dor.

A dor é mais frequente nas pernas e pés, e surge mais no período do final da tarde e início da noite.

A dor do crescimento pode dura por meses ou até anos, pois é uma dor que vai e volta, no geral, a dor dura alguns minutos, mas em alguns casos pode durar de 1 a 2 horas. Em 70 a 80% dos casos a dor vai embora com o passar dos anos, em outros pode permanecer até a vida adulta.

O Blog Homeopatia e Saúde, que é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, com o propósito de informar trouxe mais essa curiosidade para vocês. Para qualquer dúvida consulte sempre um especialista, mais informações: https://goo.gl/GT2LRc

TAGS: Família, Criança, Saúde, Dor do Crescimento, Dores

2017-06-23T08:00:11-03:00 23/06/2017|CRIANÇAS, DICAS|0 Comentários

Deixar Um Comentário