As itis e outras doenças do outono

O outono chegou, e com ele as famosas itis e demais alergias da época. Estação entre verão e inverno caracterizada por oscilações de temperatura, períodos de chuvas, no entanto, intercalados por períodos de grande secura, explica a Dr. Ana Lucia Dias Paulo.

Os períodos de seca estão sujeitos a suspensão maior de microrganismos e agentes poluentes no ar. A soma desses agentes podem desencadear, em pessoas mais sensíveis, as famosas itis. Que pode começar como uma rinite, evoluir para sinusite, otite, amigdalite, bronquite, ou até pneumonia. 

O risco dos ambientes fechados

Com a queda da temperatura as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados, com redução da circulação de ar, como nos transportes públicos, com as janelas fechadas, e locais com presença de ar-condicionado. Que proporciona a permanência de vírus e bactérias no ar, além do aumento de problemas respiratórios, especialmente nas vias aéreas superiores.

Por isso, o início do outono é marcado pelas campanhas de vacinação contra a gripe. A propósito, a vacina da gripe protege contra esse tipo de vírus, no entanto, existem outros que circulam por aí, causando outros tipos de problemas de saúde. 

Estamos começando a retomar nossa rotina, sendo que a COVID-19 ainda é um desafio. Portanto, temos que permanecer alerta, evitando lugares fechados, com baixa circulação de ar e lotados.

Como as itis atacam o organismo

As principais portas de entrada dos vírus e bactérias são a boca e nariz. Quando problemas de saúde, como as itis, atacam a região das vias áreas superiores, a função do nariz fica comprometida. Assim como, o sistema de defesa do corpo. Portanto, é importante manter o trato respiratório saudável.

<<Leia também: Como aliviar o estresse através da respiração>>

A homeopatia pode ser uma importante aliada neste período, para ajudar o organismo a se preparar para o clima ameno do outono e o frio do inverno, explica a Dra Ana Lucia Dias Paulo.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre a influência da queda de temperatura no aparecimento das itis e outros problemas de saúde acesse: https://bit.ly/3uRj0GM

2022-04-18T08:30:46-03:00 18/04/2022|BEM-ESTAR, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário