Banana, a rainha da alimentação saudável

O Brasil lidera a lista quando o assunto é consumo de bananas. E não só: está também em segundo lugar na produção mundial da fruta. Não é para menos, a banana está entre as frutas “queridinhas” da população brasileira e com muitos benefícios para a saúde!

Quer saber as propriedades incríveis da banana e como ela pode te ajudar a combater doenças e viver mais saudável? Confira nesse artigo do Blog Homeopatia e Saúde, uma publicação da Clínica Similia – Homeopatia de qualidade em São Paulo – Região da Av. Paulista, vinculada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

 

O quê que a banana tem?

Nessa fruta potente, tudo se aproveita: inclusive a casca! No Brasil, a variedade de espécies de banana disponíveis para consumo é de fazer inveja aos estrangeiros. Embora mudem algumas propriedades, os benefícios estão sempre presentes.

Por exemplo, os tipos de bananas mais comuns no Brasil são a nanica (conhecida como banana d’água em algumas regiões), a prata e a maçã. Elas são também as que têm menos calorias, boa quantidade de potássio e também de fibras. Embora pareçam muito similares nas propriedades, a banana-nanica tem algum potencial laxante, enquanto a banana-maçã é exatamente o oposto.

Já a banana-da-terra, a maior espécie de banana do país com quase 30cm de comprimento, é substancialmente mais calórica, mas além do potássio encontrada nas variedades acima, também é uma fonte muito rica de vitaminas A e C, essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico.

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Quais os benefícios da banana?

Com tanta variedade, os benefícios em consumir banana também são diversos e muito positivos. Independente do objetivo para incorporar a fruta na dieta nutricional – seja para emagrecimento ou ganho de peso, combater doenças ou fortalecer o organismo –, a banana tem todos os motivos para estar em todas as dietas. Veja só!

Em primeira mão, a banana é uma das frutas “queridinhas” entre os atletas e desportistas por ser uma fonte de energia praticamente instantânea. Como é rica em açúcar e hidratos de carbono, ela é uma boa pedida para quem treina regularmente e precisa de boa disposição para os exercícios físicos.

Por outro lado, como mostramos no tópico anterior, algumas espécies tem um valor calórico bem baixo por porção e, ao mesmo tempo, fornece muitas fibras, potássio, vitaminas e até alguma proteína, o que torna determinados tipos de banana especiais no cardápio de quem quer emagrecer.

Em resumo, bananas são ótima fonte de:

  • Vitamina A, B e C
  • Ferro
  • Potássio
  • Magnésio
  • Zinco
  • Manganês
  • Fluoreto
  • Fibras dietéticas

 

Combate e prevenção de doenças

A riqueza nutricional da banana faz dela uma aliada da alimentação saudável e é fortemente recomendada no combate a diversos problemas de saúde, dos mais comuns aos mais complexos. Veja alguns:

  • Controle de hipertensão
  • Prevenção de osteoporose
  • Doenças oftalmológicas (principalmente na retina)
  • Prevenção da depressão
  • Diminuição do estresse
  • Combate à anemia e náuseas
  • Prevenção de cãibra muscular
  • Redução de sintomas da TPM

 

Gostou? Então leia também nosso artigo Ótimas razões para comer banana com aveia e continue aprendendo mais sobre esse alimento poderoso!

Tags: alimentação, alimentação saudável, hábitos alimentares

2017-01-23T08:00:46-02:00 23/01/2017|BEM-ESTAR, DICAS|0 Comentários

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