Câncer infantil – Precisamos falar sobre isso!

No começo do mês de setembro Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, da Clínica Similia – Homeopatia de qualidade em São Paulo – Região da Av. Paulista, participaram do XXXIII Congresso Brasileiro de Homeopatia. Um dos assuntos discutidos pela Dra Ana foi o Câncer Infantil. O Blog Homeopatia e Saúde bateu um papo com ela e vem explicar o que ela aprendeu no congresso.

Descobrir um câncer na família nunca é fácil, mas descobrir um câncer em uma criança é sempre devastador. Porém a recomendação principal da pediatra Dr. Ana Lucia Dias Paulo é investigar. “Um diagnóstico de câncer é difícil em qualquer idade. Pior ainda em se tratando de crianças. Mas é importante um diagnóstico preciso. Fazer os exames necessários, investigar profundamente para saber a dimensão da doença. Importante também é seguir à risca as orientações do médico”, recomenda Dra. Ana.

Relembre o que é câncer “Câncer é um nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças

dest3Uma das orientações médicas atuais é ser o mais verdadeiro possível com o paciente. Mas cuidado ao dar a notícia para a criança, principalmente entre 2 e 6 anos de idade. Dra. Ana recomenda utilizar uma linguagem lúdica. “A criança deverá saber, pois precisará colaborar com exames e procedimentos que são desgastantes, mas é importante essa comunicação ser de forma lúdica, como jogos, figuras, estórias, etc.. Assim teremos a criança participativa do processo de cura e não depressiva achando que vai morrer”, aconselha a médica.

Outro ponto importante que o Blog Homeopatia e Saúde destacou da conversa com a médica pediatra e homeopata Dra. Ana Lucia Dias Paulo é sobre o aumento do número de casos de câncer infantil. Ela cita o pensamento do filósofo Alex Carrel que afirmava, já no século passado, que a humanidade conviverá com mais doenças degenerativas que infecciosas, em virtude do ritmo adotado de vida, principalmente nas grandes cidades. “Um dos aspectos principais, no meu ponto de vista, é que criança leva vida de adulto atualmente, com compromissos e pouco tempo para ser criança. Criança deve brincar, e muito. Além disso os hábitos alimentares são nocivos a qualquer idade, incluindo crianças”, explica a médica.

Homeopatia no apoio ao tratamento

A homeopatia ajuda o organismo a encontrar seu equilíbrio. Por isso pode ser utilizada no tratamento de qualquer doença. Mas vale lembrar que o acompanhamento de um médico especialista é necessário. “A homeopatia pode auxiliar em tratamento de diversas patologias, mas o êxito dependerá muito da vitalidade do paciente e da profundidade do acometimento patológico. Desta forma a homeopatia, de maneira conjunta aos tratamentos clássicos, pode auxiliar na melhor reação do organismo frente à patologia e, até mesmo, auxiliar o organismo infantil a reagir melhor aos diferentes tratamentos propostos”, ensina Dra. Ana Lucia.

Diagnóstico

Como explicamos no começo do texto, o diagnóstico de um câncer deve ser feito após exames, mas os responsáveis pela criança devem sempre observar o comportamento da criança. “Observar a criança, do ponto de vista físico e emocional e atentar a qualquer situação fora da normalidade. Uma criança que está caminhando em zig-zag, ou segurando a cabeça com sinal de dor por exemplo, são sinais de que há algo errado e deve-se procurar um médico para investigar”, salienta Dra. Ana.

A comunidade médica tem estado bem preocupada com a prematuridade e agressividade de patologias tidas como de adultos quando aparecem em crianças. É o caso do câncer, mas também transtornos metabólicos e vasculares. “A mensagem que eu gostaria de passar para os pais é amar profundamente as crianças, dar mais atenção e menos presentes. Brincar com seus filhos e dar uma infância livre de pressão e consumismo” termina Dra. Ana Lucia.

O Blog Homeopatia e Saúde é uma publicação da Clínica Similia – Homeopatia de qualidade em São Paulo – Região da Av. Paulista, vinculada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.


Dra. Ana Lúcia Dias Paulo se graduou em Medicina em 1983 na Universidade São Francisco – CRM 47937. Atua profissionalmente na área de clínica médica e pediátrica desde 1984. É Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira em convênio com AMB e CFM, realizou o curso de Especialização em Acupuntura pelo Center AO, em convênio com a UNIFESP. Além disso, é membro do Corpo Docente da Alpha-APH em convênio com a Associação Paulista de Homeopatia (APH), professora convidada de diversas associações e instituições de ensino da Homeopatia, bem como, conferencista em inúmeros eventos relacionados (congressos, cursos etc.) e autora dos livros Os Miúdos. Pequenos Medicamentos em Pediatria Homeopática e O que você precisa saber sobre o Medicamento Homeopático, ambos da Editora Organon.

2016-09-19T08:00:31-03:00 19/09/2016|CRIANÇAS, HOMEOPATIA, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário