Cigarro faz mal! Mesmo!

Se você ainda tem dúvidas de que o cigarro faz mal, esse é o momento de desfazer as questões e entender que sim, ele é muito prejudicial à saúde. 

Considerando que um fumante consuma de 1 a 9 cigarros por dia, suas chances de ter um câncer de pulmão é 5 vezes maior do que a de um não-fumante. Além de afetar o pulmão – e provocar enfermidades como enfisema e bronquite crônica – o cigarro é um dos principais detonadores de câncer cervical, de pâncreas, laringe e de boca, entre outros.

O cigarro – que por muito tempo acreditou-se auxiliar na manutenção de peso, hipótese já descartada pela medicina e pelos especialistas – também contribui para o infarto do coração e outras doenças vasculares, como o derrame cerebral.

Como se não bastasse, o cigarro provoca partos prematuros, assim como o nascimento de crianças com peso muito baixo. Sem contar os inúmeros casos de asma nas famílias de pessoas que fumam – aliás, mesmo sem fumar, as pessoas que convivem com fumantes (chamados de fumantes passivos) também vêem aumentar exponencialmente, a possibilidade de adquirir uma doença. Estima-se que, de 25 a 46% as mulheres e de 13 a 37% dos homens vítimas de câncer de pulmão eram fumantes passivos.

Por que faz mal?

As folhas de fumo contêm mais de 4.500 complexos químicos, muitos dos quais se transformam em outras combinações. Esses complexos incluem arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado.

Talvez o mais letal de todos os elementos seja o monóxido de carbono, que é idêntico ao gás que sai do escapamento dos automóveis. Isso mesmo que você entendeu: tragar a fumaça de um cigarro é equivalente a aspirar o gás que sai do escapamento do seu carro. Como o monóxido de carbono tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, ele toma o lugar do oxigênio, deixando o nosso corpo totalmente intoxicado!

Pare de Fumar

Nem sempre é fácil largar o hábito do fumo. Mas sempre é bom para a saúde. Se você é um fumante e deseja parar de fumar, saiba que alguns benefícios são quase imediatos. 30 minutos depois de fumar o seu último cigarro, sua pressão arterial, seu batimento cardíaco e sua temperatura voltam ao normal. Ao final de 8 horas, o nível de oxigênio e gás carbônico do seu sangue começa a se equilibrar, e a sua chance de ter um ataque do coração já começa a cair.

Algumas semanas depois de ter parado de fumar, o seu olfato e o paladar começam a funcionar direito, e a sua respiração se normaliza. Você vai se sentir com mais energia e o seu risco de desenvolver um ataque do coração, após alguns meses, cai para menos de 50% do que quando você fumava.

Como Parar de Fumar

Se você está se perguntando como abandonar esse vício, a resposta é: comum tratamento que elimine a dependência da nicotina.

Vários tratamentos têm sido sugeridos. Um deles é o uso de grupos de apoio, nos moldes dos “Alcoólicos Anônimos”, em que são feitas discussões sobre os malefícios do fumo e as pessoas recebem apoio para eliminarem o vício. Também a hipnose e psicoterapia podem ajudar nos casos em que a ansiedade é um fator importante. Algumas pessoas se beneficiam do uso de acupuntura, com bons resultados.

Para muita gente, parar de fumar é muito difícil. Mas pense em todos os benefícios que isso irá trazer à sua saúde e encontre o caminho mais adequado para o seu organismo e para a sua vida.

Se pensar nos benefícios que abandonar o cigarro podem trazer à sua vida não bastar para a sua decisão, pense também na grande economia financeira que irá fazer!

2014-03-20T13:47:03-03:00 20/03/2014|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|2 Comentários

2 Comentários

  1. cintia 11/07/2014 em 02:01 - Responder

    olá sou cintia tenho 42 anos e faz 8 meses que parei de fumar, estava fumando 20 cigarros por dia e quando ficava sem achava que ia morrer tinha até taquicardia. Mas oque me fez parar foi meus filhos principalmente a caçula de 8 anos que demonstrava sofrimento no seu olhar cada vez que me via fumando e sempre deixava a carteira de cigarro virada do lado que retratava oque podia acontecer com quem fumava por amor a ela parei, não foi nada fácil e até hoje sinto vontade pois meu marido fuma, engordei 8 quilos estou lutando agora para emagrecer mais não acho tão dificil como parar de fumar enfim se pude ajudar em alguma coisa fico feliz apenas o amor por meus filhos me fez abrir os olhos e deixar de ser egoísta tendo alguns minutos de prazer enquanto a nicotina agia no meu cérebro agora sou feliz sem isso tenho o amor dos meus filhos para me fortalecer a e muita fé em Deus.

    • Similia Homeopátia 11/16/2014 em 23:34 - Responder

      Ola Cintia
      Ficamos contentes quando ouvimos histórias como a sua. Nossa intenção é mostrar exatamente isso: pessoas que abandonaram o vício. Obrigada por compartilhar conosco sua história.
      Um abraço
      Equipe Similia

Deixar Um Comentário