Como aliviar o estresse através da respiração

A população brasileira está entre as mais ansiosas e estressadas do mundo, sendo que a pandemia é mais um atenuante, dado que o isolamento social e as medidas para evitar o contágio aumentaram o estresse e cansaço mental que já enfrentávamos. Graças as substâncias liberadas a atividade física é uma grande aliada do bem-estar. Uma vez que ajuda a relaxar, reduz o estresse e melhora o humor. Você sabia que a respiração é uma atividade que também pode promover os mesmo benefícios à saúde? Não, entenda como isso acontece.

Outra prática que auxilia no controle do estresse é a respiração, uma atividade que já realizamos naturalmente, mas que não pensamos muito sobre o seu possível impacto em nossa saúde emocional. Quem nunca ouviu a frase “antes de reagir conte até 10”. Um conselho muito bom para ser usado em momentos de conflito, que ajuda a evitar atitudes que possam causar arrependimentos futuros.

Entre os benefícios da respiração para a saúde temos:

  • Redução do estresse;
  • Estimulação do relaxamento mental e corporal;
  • Aumento da concentração e foco;
  • Redução da pressão arterial;
  • Alívio dos sintomas de ansiedade;
  • Promoção da calma nos momentos de decisão;
  • Estimulação da sensação de paz e equilíbrio;
  • Melhora a qualidade do sono.

Vejamos como utilizar a respiração para aproveitar todos os seus benefícios e reduzir o estresse.

Respiração quadrada

Inspire o ar devagar contanto até 3 pausadamente. Segure o ar contanto novamente até 3 vagarosamente. Solte o ar utilizando o mesmo intervalo de tempo. Mantenha os pulmões vazios durante o mesmo período utilizado nos passos anteriores.

<<Leia também: Alimentação x estilo de vida>>

Repita o ciclo quantas vezes sentir que é necessário. Com o tempo a contagem pode ser ampliada, entretanto, deve ser progressiva. Logo, evite aumentar substancialmente o intervalo entre os passos logo de cara.

Expiração longa

Nessa técnica o ar deve ser liberado durante o dobro do tempo que levou para ser inspirado. Assim, se a inspiração foi realizada no decorrer de 4 contagens, a inspiração precisa ser feita em 8.

Não precisa fazer pausas entre puxar e liberar o ar. Também pode ser feitas quantas vezes achar necessário.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre como a respiração pode reduzir o estresse em: https://bit.ly/3otbdw7

2021-09-28T14:53:00-03:00 28/09/2021|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário