Como as crianças aprendem hábitos saudáveis

A boa saúde física e emocional é uma herança de família? Com certeza! Pois, a criança que está vive num ambiente familiar onde os hábitos saudáveis fazem parte da rotina, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e consumo regular de água. Cresce com esses padrões que fazem parte de um estilo de vida mais harmonioso, explica a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Portanto, durante a adolescência e fase adulta vai repetir esses padrões mais saudáveis, o mesmo acontece com a saúde emocional.

Logo, crianças que crescem num contexto familiar que têm uma estrutura emocional mais equilibrado, onde as pessoas usam um tom de voz mais baixo, preferem conversar e dialogar, ao invés de partir para discussões e xingamentos. Provavelmente, quando se tornar um adolescente ou adulto imitará esses padrões de comportamento, que fazem parte de hábitos saudáveis, falou a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

<<Leia também: Crianças com TDAH podem se beneficiar de exercícios de respiração e yoga>>

Dito isso, a família é uma estrutura básica da sociedade, assim os pais, ou responsáveis, têm muita responsabilidade nesses dois aspectos do desenvolvimento infantil: formação orgânica e emocional das suas crianças, explicou a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Por isso, os pais precisam ter bastante cuidado com as palavras que serão usadas com as crianças. Porque no futuro elas vão reproduzir esse comportamento, impactando na construção de hábitos saudáveis, enfatizou a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Inteligência emocional na manutenção de hábitos saudáveis

A inteligência emocional é uma ferramenta que ajuda no momento de lidar com as emoções, que surgem em situações que não temos controle. Além de ser um mecanismo muito interessante para ensinar as crianças. Segundo os princípios de inteligência emocional, quando estamos diante de situações desafiadoras, precisamos realizar esses 4 passos:

Primeiro: reconhecer e nomear o que estamos sentindo (sentimentos que surgem);

Depois nos permitir sentir plenamente. Experienciar a raiva, tristeza, entre outros sentimentos que podem emergir;

Conseguir controlar. Para evitar uma ação que tenha consequências com as quais não desejamos lidar;

E , finalmente, mudar o estado anímico, o estado de humor. Ser capaz de voltar para um estado almejado. No caso ficar bem novamente.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre como estimular a inteligência emocional de seu filho, para promover um estilo de vida mais equilibrado acesse: https://bit.ly/3mZkMkf

2022-06-20T08:39:42-03:00 20/06/2022|BEM-ESTAR, CRIANÇAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário