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As Doze Vitaminas Vitais

Vira e mexe sua mãe fala que você está muito fraquinho e que precisa tomar vitamina disso ou daquilo, precisa comer mais tal alimento, etc?

Mas você sabe por que? Você conhece as principais vitaminas necessárias para o bom funcionamento do seu organismo?

Pois bem. Preparamos pra vocês uma relação com AS 12 VITAMINAS VITAIS, com informações importantes sobre elas para você tomar conta direitinho da sua saúde.

VITAMINA A (RETINOL)

Para que serve: favorece o crescimento e é responsável pela manutenção de muitas funções importantes do organismo.

Sinais de falta: visão deficiente à noite, sensibilidade à luz, redução do olfato e do paladar, ressecamento e infecção na pele e nas mucosas, estresse.

Onde é encontrada: cenoura, espinafre, batata-doce, couve, alface, ovos, fígado, peixe, queijos gordurosos, leite, manteiga, escarola e salsa.

A cenoura é riquíssima em vitamina A. Apenas cem gramas são suficientes para suprir as necessidades diárias de um ser humano. Ela ajuda a manter o bom estado dos olhos, da pele e das mucosas. Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.


VITAMINA B (TIAMINA)

Para que serve: auxilia as células na produção de combustível para que o corpo possa viver.

Sinais de falta: nervosismo, irritação, fadiga, depressão, dores no abdômen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato.

Onde é encontrada: arroz integral, cereais integrais, pão integral, ervilha, nozes, feijão, fígado, rins, carne de porco, peixes e gema dos ovos.


VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA)

Para que serve: protege o sistema nervoso e favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas.

Sinais de falta: rachaduras nos cantos da boca, estomatite, coceira e ardência nos olhos, sensibilidade excessiva à luz, pele seca, depressão, letargia e histeria.

Onde é encontrada: cereais em grão, levedura de cerveja, leite, queijo, ovos e fígado.


VITAMINA B3 (NIACINA)

Para que serve: protege o fígado, a pele, os tecidos nervosos e o aparelho digestivo. Ajuda a regular a taxa de colesterol no sangue.

Sinais de falta: fadiga, irritabilidade, insônia, dor de cabeça, depressão nervosa, diarréia e dermatite.

Onde é encontrada: fígado, aves, nozes, leguminosas, peixes, carnes magras, cereais integrais e enriquecidos.


VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOTÊNICO)

Para que serve: controla a capacidade de resposta do corpo ao estresse. Ajuda no metabolismo das proteínas, gordura e açúcares.

Sinais de falta: fadiga, baixa produção de anticorpos, cãibras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia, mal-estar geral.

Onde é encontrada: fígado, cogumelos cozidos, milho, abacate e carne de galinha.


VITAMINA B6 (PIRIDOXINA)

Para que serve: favorece a respiração das células. Ajuda no metabolismo das proteínas.

Sinais de falta: dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, náusea, nervosismo.

Onde é encontrada: Carne de porco, vísceras, germe de trigo, aveia, cereais em grão, arroz integral, banana, batata, leguminosas, aveia, aves e atum.


VITAMINA B12 (COBALAMINA)

Para que serve: é essencial ao sangue e ao funcionamento do sistema nervoso.

Sinais de falta: anemia, fraqueza, palidez, tonturas, depressão, diarréia.

Onde é encontrada: leguminosas, cereais integrais, fígado, carne de porco, peixes, leite e derivados.


VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)

Para que serve: previne gripes, fadiga, fraqueza muscular e infecções. Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sangüíneos.

Sinais de falta: feridas que demoram a cicatrizar, hemorragia, dentes moles, perda de peso, dores nas juntas, gengivas inflamadas, escorbuto.

Onde é encontrada: laranja, limão, abacaxi, mamão, manga, caju, acerola, pimentão e verduras.

A acerola é trinta vezes mais rica em vitamina C que a laranja. O escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C.


VITAMINA D (CALCIFEROL)

Para que serve: fixa o cálcio e o fósforo nos ossos.

Sinais de falta: raquitismo, nascimento tardio de dentes mal formados que caem logo, envelhecimento precoce.

Onde é encontrada: alimentos de origem animal, como fígado, peixes de água salgada e óleo de fígado de peixe.


VITAMINA E (TOCOFEROL)

Para que serve: é vital para todos os tecidos e para o sangue. Tem fama de vitamina afrodisíaca.

Sinais de falta: as deficiências específicas são raras.

Onde é encontrada: germe de trigo, nozes, amêndoas, semente de girassol, margarina, cereais em grão, verduras, peixes, carnes e leite.


VITAMINA K

Para que serve: age como fator importante na coagulação do sangue.

Sinais de falta: hemorragia.

Onde é encontrada: fígado, vegetais de folhas verdes (espinafre, couve-flor, repolho), leite, tomate, arroz integral, ervilha e óleos vegetais.


ÁCIDO FÓLICO (FOLACINA)

Para que serve: crescimento e formação de células do sangue. Está diretamente relacionado às unhas, cabelo, medula óssea, sistema imunológico e células vermelhas.

Sinais de falta: mau estado das unhas e dos cabelos, anemia, diarréia, memória fraca, indigestão, insensibilidade nas mãos e nos pés, língua inflamada.

Onde é encontrada: vegetais folhosos verdes, vísceras, leite, ovos, cogumelos, ervilha, nozes, pão integral, feijão e fígado.


BIOTINA (EX-VITAMINA H)

Para que serve: age diretamente na formação da pele e indiretamente na utilização dos hidratos de carbono (açúcares e amido) e das proteínas. Atua sobre todas as células vivas.

Sinais de falta: queda de cabelo, náuseas, vômitos, perda do apetite, anemia, insônia, problemas cardíacos, fraqueza, depressão.

Onde é encontrada: fígado de galinha ou boi, rim, gema de ovo, leguminosas (amendoim), farinha de soja e cereais, com exceção do trigo.


Fonte: Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte.