Envelhecimento – O jovem de hoje é o Idoso de amanhã

Envelhecimento é um processo gradativo do corpo. Desde que nascemos estamos envelhecendo. A chamada velhice é apenas uma etapa da vida que faz parte deste processo. O Blog Homeopatia e Saúde trás o tema biologia do envelhecimento para entender esse processo que acontece dentro da gente.

27.08.12_-_ENVELHECIMENTO

Segundo o senso comum, as pessoas estão vivendo mais. Isso é verdade, a expectativa de vida aumentou, mas a longevidade humana (o tempo máximo de vida que o ser humano vive, que é em torno de 120 anos) essa não aumentou. A expectativa de vida varia segundo a época e o lugar onde se vive. Hoje, no Brasil, a expectativa de vida, tanto para homens, quanto para mulheres, é de 74,9 anos, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).

A velhice é uma fase da vida, mas envelhecer acontece antes disso. “O envelhecimento representa o conjunto de consequências e efeitos da passagem do tempo”, conforme cita a Dra. Aurea Eleuterio Pascalicchio, Médica PhD em Biologia do Envelhecimento.

Biologicamente falando, envelhecer são alterações progressivas nas formas de funcionamento dos sistemas fisiológicos. Isso quer dizer, nosso organismo funciona diferente. E isso é gradativo e constante.

“Essa involução, ou seja, essas alterações no nosso organismo, não impede uma vida ativa, independente e feliz. Do ponto de vista psíquico pode representar a conquista da sabedoria e da compreensão plena do sentido da vida para muitos autores. A velhice bem-sucedida, física e psiquicamente pode ser uma grande fase da vida. Mas muitas pessoas, ficam presas aos valores da juventude sem enxergar a beleza dos anos vividos e da experiência acumulada” completa a Dra. Aurea.

O envelhecimento é um processo inevitável

Ao nascer um bebê já começa a envelhecer. Acontece em todas as espécies vivas. O envelhecimento não depende de nada esterno nem de atitudes das pessoas. “É um processo invariável, de várias causas, que começa após a maturação reprodutiva e resulta da diminuição da energia disponível para manter a fidelidade molecular. É a diminuição e consequente perda da capacidade funcional das células de órgãos vitais”, explica Dra. Aurea.

images

E o que é ser velho?

Como o corpo começa a envelhecer após o nascimento, cada célula do corpo passa a perder sua capacidade inicial. Em alguns órgãos ou sistemas do corpo humano isso pode ser notado de forma mais acentuada.

No sistema cardiovascular, por exemplo, há um aumento da espessura dos tecidos dos vasos, e uma perda gradual de fibras do coração. No sistema nervoso o envelhecimento é ainda mais visível, já que os neurônios, as células do cérebro, não fazem mitose, ou seja, não se multiplicam, portanto, há uma diminuição de massa cerebral. Estudos revelam quer há uma diminuição lenta do tamanho do cérebro aos 30 anos de idade e acentuada aos 60 anos. Isso provoca um aumento do tempo de resposta do cérebro para os órgãos e movimentos.

O envelhecimento ocorre em todos os níveis celulares do organismo, sendo que cada tecido apresenta suas particularidades e especificidades cada pedaço de nós tem um tempo diferente! É o resultado do dano de moléculas, células e tecidos, os quais gradativamente perdem a capacidade de se adaptar ou de reparar um dano. O envelhecimento pode ser definido como um processo deteriorativo progressivo e irreversível, característico da maioria dos sistemas e que, por ser progressivo, há grande probabilidade de morte, seja de uma célula, um tecido, um órgão ou mesmo de um indivíduo. É um processo muito complexo, influenciado pela estrutura genética do indivíduo, estilo de vida, sociedade e o meio ambiente

“Velhice é uma etapa da vida, assim como a infância e a adolescência, e velho é quem tem 60 anos ou mais. Mas, dizer que a velhice inicia aos 60 é produto de um acordo ou definição social. A sociedade estabelece uma idade para o início da velhice em resposta às mudanças comuns à maioria das pessoas dos vários grupos etários, considerando os fatores biológicos, históricos e sociais”, explicando a Dra. Aurea.

Trocando em miúdos, não é a idade que faz uma pessoa ser velha, e sim as condições que ela chega à essa idade. Mas com certeza com o passar dos anos os órgãos, sinapses, células, etc do corpo humano perdem a vitalidade e capacidade.

A Homeopatia

Como não cansamos de repetir no Blog Homeopatia e Saúde, a medicina homeopática pensa a pessoa como ser integral e inserido na sociedade, portanto acredita que pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com mais idade, que já não possuem mais a vitalidade.

A melhor forma de ser um velho ativo é preparar-se para viver essa etapa da vida. E a preparação para a velhice é a mesma do estar vivo. Segundo a Dra. Aurea alimentação, exercícios, postura ativa com projetos da vida, relacionar-se com pessoas, tudo isso ajuda na construção de uma velhice mais plena. “Exercícios, sol, vida com natureza, alimentos orgânicos e funcionais, amar e ser amado, cultivar solidariedade, meditar,

 

 

 

2015-08-18T18:37:28-03:00 18/08/2015|BEM-ESTAR, SAÚDE|1 Comentário

Um Comentário

  1. DELCIA T A Sturmer 09/13/2015 em 18:37 - Responder

    Olá, então gostaria se possível for,que publicassem algum remédio na Homeopatia,bom para insônia! Essa insônia. Obrigada!

Deixar Um Comentário