HDL, o colesterol bom!

colesterol-hdl-ldlUma das dúvidas mais comuns nos consultórios médicos é sobre o colesterol. Apesar de ser uma substância normalmente produzida pelo organismo, quando em excesso pode provocar doenças. E nesse ponto o HDL, conhecido como colesterol bom, auxilia nossa saúde. O Blog Homeopatia e Saúde, vinculado à Clínica Similia – Homeopatia em São Paulo, na região da Av. Paulista, e os doutores Ariovaldo Ribeiro Filho e Ana Lucia Dias Paulo, elaboraram um dossiê sobre o HDL. Leia e informe-se sobre como ter essa ajuda e baixar os níveis de colesterol ruim.

O que é HDL?

O HDL é conhecido como colesterol bom e, no organismo, tem a função de esponja, ou seja, de limpar as paredes dos vasos sanguíneos. Essa substância presente no nosso sangue quando passa por nossas veias e artérias promove a limpeza e leva a “sujeira”, a gordura que retirou no caminho, para o fígado, onde o organismo faz o processo normal, ou seja processa essa gordura e utiliza em energia ou elimina nas fezes.

Para se medir os níveis de HDL de uma pessoa, são verificados seus vasos sanguíneos e quanto eles estão livres de colesterol. E quanto maior o nível de HDL melhor a proteção cardíaca.

Conheça as dicas de aumentar os níveis de HDL

1 – Atividades físicas aeróbicas regulares (caminhadas, corridas, zumba, dança, ciclismo, etc) são os melhores caminhos. Os exercícios aeróbicos aumentam o ritmo cardíaco, que é o caminho mais efetivo para aumentar os níveis HDL. Vale lembrar que a duração, mais do que a intensidade, é o fator principal para o HDL.

2 – Pare de fumar imediatamente. Abandonar esse hábito nocivo traz inúmeros benefícios logo de cara e, dentre eles, o aumento do HDL.

alimentos-para-controlar-colesterol3 – Emagreça. A obesidade resulta no aumento do LDL (colesterol ruim) e na diminuição do HDL, especialmente nas pessoas que tem acumulo de gordura na região abdominal. Então ao emagrecer você está aumentando automaticamente a concentração de HDL.

4 – Cuidado com o consumo de álcool. Mesmo com algumas pesquisas afirmando vantagens de vinho ou cerveja quando consumidos 1 ou duas doses por dia, o Ministério da Saúde não recomenda essa prática. Fique atento à quantidade, pois mais que uma ou duas doses ao dia é prejudicial, além haver registro de pessoas que desenvolvem problemas de saúde consumindo acima dessa quantidade, então converse com o seu médico antes de iniciar esse hábito diário.

5 – Acrescente gorduras monoinsaturadas à sua dieta pois elas ajudam à aumentar o HDL. Elas são encontradas no óleo de canola, abacate, azeite de oliva extra-virgem, nozes e amendoim.

6 – Atenção à dieta, evite consumir gordura trans, presente em alimentos industrializados. Quanto menos você consumir dessa substância, mais chance de manter a saúde do seu coração em dia.

7 – Ingira fibras solúveis, que além de ajudarem o organismo a funcionar melhor, reduzem o LDL aumentando o HDL. Recomenda-se consumir duas porções por dia de alimentos ricos em fibras.

8 – Não exclua totalmente a gordura da sua alimentação, pois nesse caso o colesterol bom também é reduzido.  O ideal é a ingestão de gorduras de 30 a 35% do total de calorias ingeridas na dieta.

9 – Adicione esses alimentos à sua dieta, sempre que possível:

  • Suco de amora
  • Peixes ricos em ômega-3
  • Cálcio – Aparentemente a suplementação de cálcio pode aumentar os níveis de HDL em mulheres pós-menopausa, mas não em homens ou mulheres na pré-menopausa.

Na dúvida, consulte sempre um médico homeopata ou nutricionista de confiança.

2016-08-08T08:00:57-03:00 08/08/2016|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|1 Comentário

Um Comentário

  1. […] castanhas entre outros, possuem gordura saudável, e ajudam o organismo na limpeza das artérias (DHL). Além de melhorar o coração, melhoram a […]

Deixar Um Comentário