Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo, qual a diferença?

Os dois distúrbios mais comuns da glândula da tireoide podem ter alguns sintomas bem parecidos. Entenda no Blog Homeopatia e Saúde quais as semelhanças e as diferenças entre os dois e como são os tratamentos. E lembre-se sempre de procurar um médico de sua confiança.

fi-1Você sabe o que é a tireoide e para que ela serve? A tireoide é uma glândula, situada na base do pescoço, e a função dela é produzir hormônios. Os hormônios produzidos pela glândula da tireoide são como o combustível que a máquina corpo humano precisa para regular as suas funções. Então é certo afirmarmos que a tireoide regula o funcionamento de todo o corpo.

Mas quando essa glândula fica desregulada, o combustível para o corpo sai em doses erradas, algo como água na gasolina, então o motor pode fundir, certo? Então vamos entender quais os sintomas que podem indicar que há algo errado com a tireoide:

– Insônia

– cansaço extremo

– inchaço

– retenção de líquidos

– alteração de memória

– alteração de humor (ansiedade, irritabilidade e nervosismo)

– depressão

– mudança de peso

– Taquicardia (mais de 100 batimentos cardíacos por minuto), arritmia e palpitações

– Suor excessivo (sudorese)

– Mudanças na menstruação

– Intolerância ao calor

– Mudanças no funcionamento do intestino, com evacuações frequentes

– Cabelo quebradiço (perda de cabelo)

– Inquietação

– Desenvolvimento da mama em homens

– Pele fria e úmida

Pressão alta

Olhos saltados (exoftalmia)

transferir (26)A tireoide produz os hormônios T3 e T4 (o combustível que regula o funcionamento dos outros órgãos). Quando a glândula produz pouco desses hormônios temos o distúrbio chamado hipotireoidismo. E quando a tireoide produz muito desses hormônios temos o distúrbio chamado hipertireoidismo.

Esses hormônios estão diretamente relacionados com o metabolismo do corpo. Então se são produzidos em excesso, a pessoa tende a emagrecer, já que seu corpo funcionará mais rápido, e se são produzidos em pouca quantidade acontece o inverso, e a pessoa pode ganhar peso, já que o corpo tem uma redução no metabolismo.

Mas se engana ao pensar que a pessoa vai ganhar “quilos” ao desenvolver o hipotireoidismo. O ganho de peso é pequeno e relativo com os hábitos alimentares de cada um. De qualquer forma, os sintomas mais evidentes nos distúrbios da tireoide são do sistema nervoso. Por isso a pessoa fica mais cansada, com insônia, perda de memória, mais irritada, com tendência a depressão.

 

Atenção!

Em alguns casos, a glândula da tireoide incha, e esse crescimento pode ser uma lesão com presença de gânglios, causando uma voz rouca. A pessoa deve imediatamente procurar um médico. Apesar de raro, esse diagnóstico é um sintoma de um tumor que pode evoluir para um câncer, por isso procurar um médico para fazer o acompanhamento é o mais indicado.

imagesMais comum do que imaginamos, 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na tireoide. E as mulheres têm 10 vezes mais chance que os homens de desenvolver problemas nessa glândula, por conta do estrogênio, o hormônio feminino. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia os problemas da tireoide afetam cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm mais de 60 anos. Além disso, estima-se que 60% da população brasileira terá nódulos na tireoide em algum momento da vida, sendo que apenas 5% deles são cancerosos.

 

Sintomas mais comuns de Hipertireoidismo

– Perda de peso

– Cansaço excessivo

– Ansiedade

– Taquicardia

– insônia

 

 

Sintomas mais comuns de Hipotireoidismo

– Retenção de líquidos

– Alteração de memória

– Depressão

– Ansiedade

– Cansaço excessivo

– Ganho de peso

 

Tratamento

Existem diversos tipos de tratamento para os problemas na tireoide, que dependem da causa da doença e da gravidade dos sintomas. O mais comum é o controle hormonal, no com hormônio sintético.

A homeopatia atua de forma complementar no tratamento da tireoide, não havendo um medicamento homeopático que substitua o alopático nesse caso.

 

Receba nossas newsletter por e-mail. Cadastre-se no link acima do lado direito da página.

2015-08-11T15:19:36-03:00 11/08/2015|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|7 Comentários

7 Comentários

  1. Maria Elizabete T. M. Ribeiro 08/11/2015 em 23:53 - Responder

    Bastante esclarecedor o artigo sobre tireoide, tema que atualmente está preocupando a muitas pessoas leigas e profissionais da saúde.
    O uso de linguagem simples e não muito técnica ajudou a compreensão do tema.
    Gostaria de receber outras newletters por e-mail.
    Grata pela mesma.

    • Similia Homeopatia 08/13/2015 em 14:21 - Responder

      Olá Elizabete. Pedimos que se cadastre no campo acima, do lado direito da página, onde está escrito “ASSINE NOSSA NEWSLETTER” tem um campo para você preencher com seu e-mail.
      Obrigada pelo carinho.
      Um abraço
      Equipe Similia

  2. dino ribeiro 08/12/2015 em 19:17 - Responder

    gostaria de sempre receber estes comentários da saúde similia grato Dino

    • Similia Homeopatia 08/13/2015 em 14:20 - Responder

      Olá Dino. Pedimos que se cadastre no campo acima, do lado direito da página, onde está escrito “ASSINE NOSSA NEWSLETTER” tem um campo para você preencher com seu e-mail.
      Obrigada pelo carinho.
      Um abraço
      Equipe Similia

  3. […] ← Anterior […]

  4. Minha mulher tem hiper. Adorei o artigo. Vocês têm como mandar um aviso ou algo assim sempre que tiver outro artigo desse tipo? gostaria de receber atualizações de vocês e poder contar com informações valiosas como essa.

    • Similia Homeopatia 03/14/2017 em 23:20 - Responder

      Obrigada pelo seu comentário. Cadastre-se aqui, para receber nossas newsletters.
      Um abraço

Deixar Um Comentário