1º de outubro é o dia nacional de incentivo à doação de leite materno e o Blog Homeopatia e Saúde explica como realizar a doação, quem pode ou não doar. Leia, informe-se e compartilhe, para essa informação chegar a quem precisa.

O leite materno é o primeiro e o mais importante alimento humano. Até no mínimo 6 meses de idade é o único alimento recomendado aos bebês, devendo-se estender a amamentação até o 1º ano de idade. Ele evita inúmeras doenças além de já passar anticorpos para o bebê.

campanha-de-doacao-de-leite-materno-80413

No caso de bebês prematuros, muitas vezes as mães ainda não têm formado o leite e, nesses casos, é mais do que importante que as crianças sejam amamentadas. Por isso o banco de leite humano é tão importante. Pois através desse leite doado, muitos bebês ganham peso, e tem força para sair da UTI neonatal.

Mas muitas mães que amamentam seus filhos produzem leite em quantidade que sobra. Seus filhos ficam saciados e elas podem ajudar outras crianças.

Como doar?

Para mães que estão nessa condição de doadoras entre em contato com um banco de leite materno. Clique aqui e conheça o mais perto.

Semana do Aleitamento Materno.

Como tirar e armazenar o leite materno?

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o leite é importante que você siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:

1- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
2- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
3- Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;

4- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

Armazenamento:

– Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;

– Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;

– Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);

– Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;

– Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;

– Você poderá usar quando estiver seco.

Para tirar o leite para doação, é ideal que seja de forma manual. Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco. Se a pessoa tiver dificuldade de retirar seu leite, procure apoio no Banco de Leite Humano mais próximo.

Quem não pode doar?

A doação é voluntária e indicada para mulheres saudáveis. Então, caso haja alguma doença ou tratamento médico em andamento, a doação não pode ser feita. Na dúvida, entre em contato com o banco de leite materno.

Doe, é uma forma de amor!