O cérebro começa a consumir-se quando não dormimos o suficiente

O motivo pelo qual dormimos é muito mais complexo que simplesmente recarregar nossos níveis de energia a cada 12 horas. Nosso cérebro realmente muda de estado quando estamos dormindo eliminando todo o material tóxico causado pela atividade neural acumulado durante o dia.

Entretanto, o mesmo processo ocorre em cérebros que sofrem de privação de sono. Pesquisadores descobriram que a continua falta de sono faz com que o cérebro limpe uma quantidade grande de neurônios e conexões sinápticas, e mesmo que a pessoa tente recuperar o sono este dano pode não ser recuperado.

Pois, segundo pesquisadores da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, a falta de sono pode fazer com que partes das sinapses cerebrais sejam “comidas” por outras células cerebrais, foi o que eles comprovaram através de estudos.

“Conseguimos provar, pela primeira vez, que partes das sinapses cerebrais são consumidas, literalmente, por astrócitos em consequência da perda de sono”, falou o pesquisador Michael Bellesi.

No decorre do estudo a equipe de Bellesi testou quatro grupos de ratos: o primeiro grupo tinha autorização para dormir o quanto quisesse, o segundo grupo foi despertando periodicamente, o terceiro ficou acordado por mais de 8 horas e o quarto ficou privado de sono durante cinco dias seguidos.

No grupo de camundongos bem descansados o astrócitos estiveram ativos em 6% das sinapses, já no grupo que ficou acordado durante 8 horas mostrou uma atividade astrocitária de 8%, e o grupo que ficou acordado 5 dias seguidos apresentou uma taxa de 13,5%. O que ficou comprovado que esse processo entra em excesso nos cérebros privados de sono.

Porém a descoberta que mais preocupou a equipe e exigiu um acompanhamento foi a atividade da microglia. Elas também se mostram mais ativas, mas somente depois da perda crônica do sono, uma atividade que estava ligada, anteriormente, a doença de Alzheimer e outras formas de neurodegeneração.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, pretende através deste artigo enfatizar a importância de uma boa noite de sono para a saúde, matéria completa: https://goo.gl/215Rnj

 

TAGS: Sono, Cérebro, Dormir, Sinapses

2017-07-07T08:00:42-03:00 07/07/2017|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário