O clima e a saúde

Mudança de temperatura aumenta o risco de doenças; saiba como evitá-las

Durante o outono, o clima muda e muitas pessoas começam a notar oscilações em sua saúde. Gripe, resfriado, amidalite, bronquite e até pneumonia são doenças que nos acometem com a mudança de temperatura, mais baixas, e com variações da qualidade do ar.

131_paisagem_de_outono

Isso acontece por causa da baixa na nossa imunidade, que possibilita a entrada de vírus em nossos organismos, causando processos inflamatórios na mucosa – e geram as grifes e resfriados. As bactérias também se aproveitam dessa baixa imunológica e podem estartar males como a pneumonia.

O clima mais seco, comum durante o Outono, também dificulta a dispersão de poluentes, provocando ressecamento nos olhos, na boca e na pele, o que pode causar rachaduras e, até, sangramento.

doencas-do-outono

Como evitar?

As principais recomendações para esse período do ano são:

  • mantenha uma boa alimentação – com horário estabelecido, e com intervalos de até 3 horas entre uma refeição e outra;
  • beba muito líquido, pois a boa hidratação é fundamental para melhorar a imunidade – os líquidos podem, inclusive, virem das frutas, legumes e verduras;

beber-agua-51433914571d4

  • durma bem! Além de tentar repousar por 6 a 8 horas, é necessário manter um local aconchegante, limpo e com ventilação e temperatura adequadas;
  • faça atividades físicas regularmente e
  • evite alterações bruscas de temperatura (o conhecido “choque térmico”).

Se, mesmo assim, você perceber os sintomas de gripes, resfriados e alergias, resista à tentação de se automedicar. Procure seu médico homeopata: ele poderá orientá-lo da melhor maneira.

2014-03-31T19:43:57-03:00 31/03/2014|BEM-ESTAR, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário