O “Dia da Homeopatia” no Brasil – 21 de Novembro

Samuel Hahnemann

Samuel Hahnemann

Benoit Jules Mure é considerado o introdutor na Homeopatia no Brasil. Discípulo de Charles Fourier, um dos mais expressivos filósofos franceses do século XVIII, em 21 de novembro de 1840, Mure vem ao Brasil com o objetivo de instalar e fazer prosperar aqui um “falanstério”, como se designava as comunidades formadas segundo os modelos propostos por Fourier.

Contando com a simpatia de algumas importantes autoridades brasileiras, especialmente a de José Bonifácio de Andrada e Silva, Mure obtém concessão de terras no local que havia escolhido para sua experiência comunitária, a Barra do Sahy, na divisa dos Estados do Paraná e de Santa Catarina.

Após cerca de dois anos, devido principalmente a várias cisões entre os colonos, fracassa o ideal comunitário de Mure, e ele que já militava difundindo a homeopatia na Europa, regressa de Sahy ao Rio de Janeiro, propondo-se ao projeto de implantar e difundir a Homeopatia no Brasil.

Bento Mure

Bento Mure

Em 19 de dezembro de 1841 ele escreve no Jornal do Comércio o primeiro artigo versando sobre a homeopatia. Depois disto, mantendo intensa produção literária, ele funda em 1844 o Instituto Homeopático do Brasil e em 1845 a Escola Homeopática do Brasil que é reconhecida oficialmente em 1846. Em 1847 ele forma a primeira turma de médicos homeopatas em nosso país.

Em 1848 Mure retorna à Europa, deixando a nós um legado sem igual que persiste até nossos dias.

Feliz “Dia da Homeopatia” a todos!

 

Ariovaldo Ribeiro Filho

2015-11-20T21:45:57-02:00 20/11/2015|HOMEOPATIA, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário