O impacto de brincar com os pais para o desenvolvimento infantil

A brincadeira estimula a imaginação e o desenvolvimento cognitivo. Isso acontece porque atividades lúdicas permitem que as crianças desenvolvam diversas habilidades. Agora quando essa atividade é realizada com os responsáveis cria lembranças que duram a vida inteira. Pois, brincar com os pais proporciona benefícios emocionais e neurológicos para ambos. Sendo que no caso da criança estimula todos os sentidos e habilidades cerebrais (motoras, cognitivas e sensoriais).

Entretanto, nem todas as brincadeiras motivam tantos estímulos, por exemplo, passar horas interagindo com telas gera muitos impulsos cerebrais, mas influência muito pouco o desenvolvimento neurológico. Portanto, as brincadeiras que misturam atividades físicas e mentais são as que mais promovem benefícios.

Especialmente quando realizadas em contato com a natureza, em locais confortáveis e com pessoas queridas. O tipo de atividade que permite mais convívio com os pais.

A brincadeira é importante principalmente nos primeiros anos de vida, dado que desenvolve a imaginação, a criatividade e sensação de liberdade. Quando realizada em momentos de descontração auxilia no controle do estresse gerado pela rotina diária.

<<Leia também: Crianças ansiosas – O que o uso de celulares e tabletes tem a ver com isso?>>

Além disso, a brincadeira facilita a criação, estabelecimento e compreensão de regras. Assim como possibilita que a criança se conecte com o mundo e consigo mesma.

Partiu brincar

Durante a brincadeira algumas substâncias são liberadas pelo organismo, como a serotonina e a endorfina que reduzem a ansiedade e o estresse. Essas substâncias também melhoram o humor, o que potencializa a calma, alegria, felicidade, etc.

Entre as atividades que proporcionam mais benefícios temos: quebra-cabeça, jogo da memória e construção. Visto que trabalha lógica e perspectiva. Além de serem excelentes opções para brincar com os pais. Afinal, toda a família pode fazer parte da brincadeira, compartilhar momentos de descontração e fortalecer vínculos afetivos.

Já as atividades manuais como desenhar, massa de modelar, areia mágica estimulam a imaginação e a motricidade.

Para ter mais tempo para realizar atividades em família os pais precisam organizar seus horários, estabelecendo momento para brincar com seus filhos. O que não significa trabalhar menos, mas adaptar a rotina para ter mais tempo com as crianças. Criando o momento do brincar.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre os benefícios de brincar com os pais para o desenvolvimento infantil em: https://bit.ly/3sfWx5g

2021-12-20T10:58:37-03:00 20/12/2021|BEM-ESTAR, CRIANÇAS|0 Comentários

Deixar Um Comentário