Os Benefícios da Massagem

O blog Homeopatia e Saúde, da Clínica Similia está sempre buscando temas que tratem de homeopatia, saúde e bem-estar. Por isso hoje vamos desmistificar esse tema, que conta com a sabedoria e técnica mais antiga que a cultura ocidental. Brindemos os benefícios da massagem.

A palavra massagem (massoterapia) vem do grego “masso” que significa “amassar” e o termo terapia vem da palavra “therapy”, ou seja, estamos falando de uma forma de tratamento que é realizado através da massagem. O uso da massoterapia estaria relacionado às civilizações antigas que faziam parte do Oriente. Hipócrates (460 a 377 a.C.), considerado o pai da medicina, já utilizava a massagem como uma ferramenta terapêutica em seus pacientes.

historia-e-origem-da-massoterapiaCom uma técnica tão antiga, os benefícios podem ser comprovados ao longo de milênios.

Segundo um estudo realizado pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, uma boa massagem faz mais que apenas relaxar seus músculos:

– Fortalece o sistema imunológico

– Reduz a ansiedade

– Combate a depressão, pois promove a sensação de bem-estar

– Combate o estresse

– Estimula a circulação sanguínea e linfática

– Reduz a tensão e dor muscular

– Elimina toxinas e resíduos metabólicos

 

Mas como?

O poder do toque e manobras realizadas na massagem é capaz de fortalecer o sistema imunológico do corpo, responsável por nossa defesa contra doenças. Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o estresse da vida moderna. Também durante a massagem, há o aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem-estar após uma sessão de massagem.

massagemmasc

 

Ver para crer

Mas há quem precisa de comprovação científica para acreditar nos benefícios citados. Uma pesquisa desenvolvida em Los Angeles, pelo Centro Médico Cedars-Sinai, testou em 53 voluntários os benefícios imediatos de uma sessão de massagem. Foram introduzidos cateteres intravenosos para que o sangue fosse colhido logo após o término da sessão, e depois após uma hora da mesma. Em uma parcela dos voluntários foram feitas uma sessão de massagem intensa, e em outra parcela, uma sessão leve.

Foi comprovado que uma única sessão de massagem foi capaz de causar alterações biológicas em quem a recebia. Os voluntários que foram submetidos a massagem intensa experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do stress cortisol no sangue e saliva, e no nível de um outro hormônio que pode causar elevações de cortisol. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico – responsável pelas defesas do corpo.

Os voluntários da massagem leve experimentaram elevações da oxitocina, um hormônio associado ao contentamento e à confiança, maiores que no grupo da massagem intensa, e reduções mais acentuadas de um hormônio que estimula as glândulas adrenais a liberar o cortisol.

 

Cada tipo de massagem traz um benefício diferente para o corpo

“A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e pressão dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido. O receptor fica apenas de calcinha ou cueca, e usamos óleo para lubrificar a pele. Ela opera principalmente nos músculos, ligamentos e tendões, e afeta sobretudo o equilíbrio dos líquidos (sangue e linfa)”, explica terapeuta Flávia Braun, para o site Bolsa de Mulher.

Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria e também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial. Conheça alguns dos principais tipos de massagem.

 

massagem-ayurvedica-69-103

Ayurvédica

É uma técnica indiana que visa o equilíbrio físico, mental e energético. Consiste em manobras de deslizamentos e fricções profundas, com alongamentos e trações, além da estimulação e energização de pontos e órgãos vitais.

 

Bambuterapia

Com manobras realizadas com bambus de diferentes tamanhos, reduz as tensões, desperta a energia, deixa a pele flexível e estimula as glândulas. A técnica surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem e possui indicação corporal e facial. É ótima para o tratamento de celulite, flacidez e gordura localizada.

 

Desportiva

Massagem forte e profunda, com base nas massagens sueca e na massoterapia, reduz a chance de contusões, melhora a força, a amplitude dos movimentos, a flexibilidade dos músculos e a performance desportiva, pois libera mais rápido o ácido lático e os pontos de tensão.

 

download (1)

Massagem a 4 mãos

A massagem Abhyanga estimula os dois polos do cérebro, relaxando ao mesmo tempo o lado direito e esquerdo do corpo, por serem massageados juntos e com mesma intensidade. A massagem é realizada por dois massagistas que trabalham simultaneamente e em sinergia, e usa óleo morno para aumentar o potencial de desintoxicação, promovendo o bem-estar e o relaxamento profundo. Retira as toxinas do corpo através do sistema linfático e ainda estimula a circulação e o sistema imunológico.

 

Massagem Relaxante

É uma combinação de massagem relaxante com pedras quentes, massagem craniana e reflexologia, utilizando óleos essências com os princípios da aromaterapia. Indicada para as pessoas que necessitam acalmar a mente, diminui o nível de estresse e relaxar profundamente.

 

Oriental

Combina várias técnicas orientais, como shiatsu, tuiná e diferentes alongamentos da Thai massagem. É uma técnica mais vigorosa, indicada para melhorar a flexibilidade, manter os músculos livres de dores e estimular o livre fluxo da energia vital.

 

Reflexologia

Realizada nos pés, estimula pontos com ação reflexa em zonas de todo o corpo. Além de relaxar, ativa a circulação de sangue e energia, diminui o nível de estresse, e pode ser também um tratamento preventivo e identificador do desequilíbrio de algum órgão e do seu aparecimento sintomático.

 

imagesShiatsu

Uma das massagens mais antigas da cultura japonesa, e uma das massagens orientais mais difundidas no Brasil. Trata dores na coluna e no corpo, problemas fisiológicos, equilíbrio emocional e energético, além de melhorar cólicas e TPM, estresse, depressão, ansiedade e problemas digestivos.

 

Thai

Desenvolvida na Tailândia, há mais de 2500 anos, a Thai Massagem utiliza movimentos de alongamento e de amplitude articular, com o objetivo de reequilibrar o organismo e propiciar alívio das tensões, melhorar a flexibilidade, as dores crônicas, a postura e do fluxo sanguíneo, além de ser uma técnica de reequilíbrio energético.

2015-07-27T16:21:02-03:00 27/07/2015|BEM-ESTAR, DICAS|1 Comentário

Um Comentário

  1. ARLINDO CORSO VERZA 08/24/2015 em 14:36 - Responder

    BOM DIA CAROS AMIGOS.
    GOSTEI MUITO DO COMENTÁRIO SOBRE A MASSAGEM ,NÃO TINHA ESTE
    CONHECIMENTO DOS REAIS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM.

    ARLINDO.

Deixar Um Comentário