Esclareça suas dúvidas


O que é Homeopatia?
A homeopatia é recente?
Existe medicamento homeopático específico para obesidade?
A homeopatia é recente?

 



 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A HOMEOPATIA 
Texto elaborado por Dr. Heidwaldo A. Seleghini

 

O que é Homeopatia?

O termo homeopatia foi criado por Hahnemann. Tem origem grega e significa "moléstia semelhante" (homeos = semelhante, pathos = moléstia).


Quem foi Hahnemann?

Cristiano Frederico Samuel Hahnemann nasceu em Meissen, Saxônia, em 10 de abril de 1755 e faleceu em Paris em 2 de julho de 1843. De origem humilde, estudou medicina em Leipzig. Após vários anos de clínica, constatando a impossibilidade de minimizar os males daqueles que o procuravam, desistiu de praticar a medicina, dedicando-se a traduzir livros. Ao traduzir a Matéria Médica de Cullen, um renomado médico inglês, ficou admirado com a sintomatologia produzida pela China do Peru quando tomada em quantidades excessivas (intoxicação). O que impressionou foi o fato de que estes sintomas correspondiam àqueles produzidos pela malária, moléstia para a qual a china é indicada até os dias de hoje para seu tratamento. A partir daí, imaginou a possibilidade de outras substâncias terem as mesmas propriedades, ou seja, produzir sintomas que curem sintomas parecidos das doenças naturais. Isto foi descrito mais tarde como Lei dos Semelhantes.


Qual foi o procedimento de Hahnemann, então?

Graças a esta constatação, iniciou muitos anos antes de Claude Bernard (considerado o pai da medicina experimental) uma experimentação com as mais variadas substâncias, sendo que os resultados e o método empregado são reproduzíveis até hoje.


Como eram feitas as pesquisas?

Hahnemann começou consigo mesmo e estendeu a experimentação para seus familiares, amigos e discípulos. Chamou a técnica de Patogênesia, ou seja, protocolou um grupo de pessoas que ingeria diariamente uma quantidade pré estipulada de determinada substância e cada uma anotava todos os sintomas que sentia durante e após o início da experimentação. Os sintomas foram e são catalogados em três modalidades: mentais, gerais e locais. A escolha de Hahnemann recaía sobre pessoas as mais saudáveis possíveis - pois, se assim não fosse, os sintomas do paciente poderiam se misturar com os sintomas do medicamento. A isto denominou experimentação no homem são.


Como é a Lei dos Semelhantes?

Toda substância que, ao ser experimentada no homem são, é capaz de produzir sintomas, também é capaz de curar sintomas no indivíduo doente.