Porque exercitar o cérebro com frequência ajuda a reduzir problemas de saúde, como doença de Parkinson e Alzheimer. 

O cérebro é formado por um conjunto de células chamadas neurônios. Células que estão todas conectadas, uma com o outra, criando grandes redes (circuitos). Então, se queremos mover alguma parte do corpo, esse estímulo chega até os músculos e se torna uma ação. Portanto, todo o funcionamento cerebral depende dessa conexão entre os neurônios. 

O encontro de dois neurônios é chamado de sinapse. Os neurotransmissores são quem realizam o transporte das informações através da sinapse, entre os neurônios. Qualquer falha no funcionamento de uma área do cérebro, começa a interferir no desempenho de outras regiões cerebrais. 

Os benefícios de exercitar o cérebro 

O principal benefício de exercitar o cérebro é o fortalecimento dos neurônios. Além disso, existe a lei do uso e do desuso, quanto mais treinado o neurônio estiver, mais produtivo ele se torna. Portanto, sendo capaz de substituir as células perdidas (lei do uso). 

Imagine o cérebro como uma grande fábrica, onde cada colaborador exerce uma função. Quanto menor for a quantidade de funcionários, menor a capacidade da indústria. O mesmo acontece com o cérebro, quando os neurônios morrem sua potência reduz (lei do desuso). 

<<Leia também: Dormir cedo pode ajudar a reduzir o risco de depressão>> 

Isso significa que exercitar o cérebro melhora a eficácia dos neurônios para que eles consigam substituir os neurônios perdidos, que morreram. 

Atividades para estimular o cérebro 

Jogar cartas e jogos de tabuleiro, aprender um novo idioma, tocar um instrumento, realizar trabalhos manuais, ler e conversar sobre a leitura, meditar, aprender a usar a tecnologia, escrever, interagir com outras pessoas, praticar esportes, etc. São algumas das atividades que podem melhorar a habilidade cerebral. 

As atividades devem ser realizadas diariamente e podem ser feitas por pessoas de todas as idades. Especialmente idosos e indivíduos que já sofrem com doenças causadas por lesões cerebrais. 

Sendo que a prática regular é necessária para manter em dia o desempenho e os benefícios dos exercícios. 

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais artigos sobre o assunto acesse: https://bit.ly/35cbcVI