Quantas vezes você faz o número 2 por dia?

Os problemas intestinais são muito frequentes, e as mulheres são as que mais sofrem por causa deles, sendo que a reclamação mais comum é a prisão de ventre, em alguns casos esse problema é físico, mas em outros podem ter origem psicológica ou emocional. Seja qual for o motivo o uso de laxantes não é recomendável porque pode causar consequências indesejadas.

Se a prisão de ventre é um problema e a intestino solto demais pode causar incomodo, como saber qual a frequência considerada “normal” de uso do banheiro, para responder essa questão é preciso saber qual é a frequência saudável de evacuação.

Segundo Alexandre Fonoff coloproctologista e coordenador do Centro de Coloproctologia do Hospital Samaritano em São Paulo, a frequência evacuatória considerada saudável é de 3 vezes ao dia até 1 vez a cada 3 dias, entretanto esse ritmo só é considerado normal se fizer parte da rotina do indivíduo. Porém se uma pessoa que tinha uma frequência de 3 vezes ao dia desde a infância essa rotina altera para 1 vez a cada 3 dias, isso pode ser um indício de que alguma coisa mudou e precisa ser investigado, acrescentou Fonoff.

O nosso organismo é capaz de guardar excrementos por uma semana ou mais, porém isso não é uma coisa boa, pois quanto mais tempo parado em nosso corpo mais seco eles ficam dificultando a evacuação, por isso evacuar frequentemente é tão importante.

Outro problema que surge ao evitar as visitas ao banheiro é o acumulo de gases, que pode causar dores nas costas, inchaço, desconforto abdominal dentre outros malefícios ao organismo.

O melhor momento para ir ao banheiro é quando existir uma solicitação natural do organismo, em outras palavras toda vez que tiver vontade, já que o corpo se manifesta através de contrações intestinais e, geralmente, isso acontece nas primeiras horas do dia.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, trouxe mais esse artigo interessante retirado da web, para matéria completa: https://goo.gl/BoVNED

 

TAGS: Prisão de ventre, Cocô, Evacuação, Desconforto Abdominal

2017-07-12T08:00:15-03:00 12/07/2017|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|2 Comentários

2 Comentários

  1. Sebastião 09/25/2019 em 17:31 - Responder

    Boa tarde pois evacuo de 6 a 7 vezes por dia isto é normal?

    • Carol 10/10/2019 em 20:17 - Responder

      Olá Sebastião.
      Para ter essa resposta o mais indicado é você procurar um médico, preferencialmente homeopata. De posse de outras informações ele vai dizer o quão normal é sua frequência.
      Um grande abraço

Deixar Um Comentário