É só o frio começar a chegar que os prontos-socorros e consultórios, incluindo aí os de pediatras, ficam lotados com crianças e adultos com suspeita da famosa gripe. O Blog Homeopatia e Saúde e os doutores Ariovaldo Ribeiro Filho e Ana Lucia Dias Paulo desvendam as diferenças e indicam como se prevenir desses males de inverno.

 

homeopatiaGripe ou Resfriado?

Primeiro é bom que se saiba, há diferença entre um e outro.

A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza. Existem vários subtipos de Influenza, como a tão falado H1N1, capazes de provocar quadros de gripais mais ou menos graves.

O resfriado por sua vez também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza, etc.

Segundo nós conta Dr. Ariovaldo, a gripe é o quadro mais sério e requer atenção. “A gripe é um quadro infeccioso, mais sério e causa mais transtornos. Já o resfriado tem menos sintomas, e, quando a alimentação e resistência do paciente é boa, costuma passar sozinho”, explica Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho, médico homeopata da Clínica Similia e presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira – AMHB.

 homeopatia

Sintomas

Em geral, é fácil de perceber a diferença entre uma e outra, mesmo quando alguns dos sintomas são os mesmos.

Coriza, espirros e dor de garganta, costumam aparecer em ambas, já no primeiro dia de manifestação da doença. Já febre, dor de cabeça, tosse seca, são mais comuns apenas na gripe. “Vale observar o quadro geral do paciente, para identificar uma ou outra. Na dúvida, procure sempre um médico homeopata de sua confiança”, aconselha Dr. Ariovaldo.

 

Como evitar

Nessa época do ano é comum as pessoas fecharem portas e janelas para não deixar o frio entrar, mas é muito importante para o combate e para evitar o contágio, a circulação de ar. Principalmente em locais com aglomeração de pessoas, como transportes públicos e eventos.

Dr. Ariovaldo também recomenda que uma vida saudável, com pratica regular de exercícios físicos, boa alimentação, dormir bem e evitar estresse ajuda a manter o corpo livre desses e outros vírus. “Tomar bastante liquido, manter uma vida saudável, evitar exposição ao frio muito intenso ajuda a manter esse vírus longe, pois proporciona uma boa resistência da pessoa à exposição”, confirma o médico.

homeopatia

H1N1

Apesar da ampla divulgação na imprensa, é bom que se diga que esse vírus provoca uma gripe mais intensa, mas não incurável. A diferença desse para outros vírus da gripe é que ele ataca as vias respiratórias e, naquelas pessoas que já possuem algum quadro de doenças respiratórias, como bronquites ou asmas, o quadro da gripe fica grave.

Para evitar o contágio por esse tipo de vírus a recomendação é a mesma dos demais: Evite lugares com aglomerações de pessoas, mantenha uma alimentação saudável, beba bastante líquidos. Acrescentamos à essas recomendações, lavar as mãos várias vezes por dia e sempre que chegar da rua.

“O maior risco para H1N1 é para crianças, bebês, que não tem ainda sua imunidade formada, e idosos. A recomendação é que ao sinal de gripe, principalmente H1N1, a pessoa procure um médico homeopata de sua confiança, para evitar complicações”, recomenda Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho.

 

Vacina

O Ministério da Saúde recomenda que idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e mulheres que estão amamentando e portadores de doenças crônicas devem ser vacinados. A vacina trivalente, é ministrada gratuitamente no posto de saúde.