Respirar fundo ajuda a ter uma rotina menos estressante

Respirar é uma ação tão natural que, geralmente, não pensamos muito sobre sua influência no dia a dia. Aliás, só quando algo acontece e interrompe seu funcionamento, como os resfriados comuns nesta época do ano que obstruem as vias aéreas, que percebemos o quanto dependemos dela para viver. Ocorre que, respirar fundo apresenta outros benefícios à rotina que não são aproveitados como deveriam, por exemplo, gerenciamento de emoções.

Quando estamos numa situação desafiadora respirar fundo permitir oxigenar o cérebro, consequentemente, pensar antes de tomar atitudes precipitadas, das quais podemos nos arrepender no futuro. Ou, que podem desencadear reações desnecessárias e imprudentes. Dito isso a respiração ajuda a combater o estresse e tornar nossa mente mais ativa.

Como afeta quase todos os órgãos do corpo a respiração pode reduzir a pressão arterial, os níveis de ansiedade e estresse, a sensação de dor e a frequência cardíaca. Além disso, altera a química do cérebro, melhorando o desempenho mental.

Respirar fundo permite que o cérebro trabalhe com mais eficiência

Em situações estressantes os níveis de noradrenalina aumentam, causando uma interrupção nas redes de atenção, o que provoca um pensamento distraído. A propósito, pessoas que prendem a respiração durante situações estressantes aumentam as taxas de dióxido de carbono no sangue, pois, o locus coeruleus, uma estrutura do cérebro humano, começa a produzir noradrenalina. Com tanta noradrenalina no organismo as redes de atenção começam a funcionar fora do ritmo, interferindo na capacidade de concentração.

Leia também: Meditação ajuda a relaxar mente e corpo

Quando o computador trava damos o boot na máquina, reiniciamos o sistema. Respirar fundo realiza a mesma função em nosso cérebro. Além de proporcionar o tempo necessário para tomar decisões mais assertivas. Dito isso, inspirar contando até 4 e expirar contando 6 reduz os níveis de noradrenalina no cérebro, fazendo com que as redes de atenção voltem a trabalhar em sincronia. O que faz do cérebro a máquina mais incrível já criada.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Entenda como respirar fundo pode melhorar as funções cerebrais em: https://glo.bo/3xkw8SF

2021-08-01T13:19:54-03:00 09/08/2021|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário