Quando o assunto é filho, a educação se estende até mesmo a alimentação: quanto mais cedo se aprende a comer bem, menos trabalho futuro para uma reeducação alimentar para extinguir maus hábitos. O blog Homeopatia e Saúde, da Clínica Similia, encontrou um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde que aponta que quase 61% das crianças com menos de 2 anos já consumiram ou consomem bolachas, biscoitos ou bolo e 32,3% ingerem suco artificial ou refrigerante. Fora esses alimentos que não são recomendados para crianças, há uma lista de outras opções que não devem ser oferecidas aos pequenos nessa faixa etária.

Evite

É o caso do mel, que pode estar contaminado por esporos de uma bactéria chamada Clostridium botolinum, principal responsável pelo botulismo. Nesse caso o sistema imunológico da criança não está formado e precavido para encarar esse tipo de bactéria. Outro alimento que oferece esse risco de contaminação é o amendoim, que além de ser potencial desencadeador de alergias, contém uma substância chamada aflatoxina, originária de um fungo e pode intoxicar o pequeno.

Embora sejam os preferidos das crianças, doces não devem ser oferecidos até os dois anos, porque isso faz com que o paladar fique cada vez mais doce e induza as crianças a quererem consumir mais desse tipo de alimento. Mesmo pensamento se aplica ao chocolate, que contém muito açúcar e gordura, podendo prejudicar o sono da criança. Já que estamos falando de doces, achocolatado, refrigerantes e adoçantes não são indicados, bem como a gelatina, que possui muito corante e conservante, principais responsáveis por alergias na pele.

Quando o assunto é conservante, os embutidos e enlatados além de não oferecerem valor nutricional, são ricos em conservantes e sódio. Fritura, bolacha recheada – cheia de gordura trans -, e sucos artificiais também devem ficar fora do cardápio das crianças. O blog Homeopatia e Saúde reforça a importância de uma alimentação balanceada e saudável desde cedo. Responsáveis pela Clínica Similia, o Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo destacam a importância de um prato sempre colorido.

Melhor opção

Opte por frutas, verduras, legumes, para enriquecer o cardápio dos seus filhos. Além de estimular as crianças a se alimentarem com qualidade desde cedo, com base no aprendizado, preocupar-se com o cardápio oferecido para elas auxilia a evitar possíveis crises alérgicas ocasionadas por alguns alimentos, como é o caso do leite de vaca, por exemplo. A saúde do seu pequeno agradece!