Ser Mulher – Menstruação

Desde que o Blog Homeopatia e Saúde, uma publicação da Clínica Similia – Homeopatia de qualidade em São Paulo – Região da Av. Paulista, vinculada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, começou a série “Ser Mulher” diversos assuntos foram tratados. Hoje escolhemos falar sobre menstruação. Entender o que é saudável e o que caracteriza doença quanto a cor, fluxo, cheiro, etc. Então leia e informe-se. Mande para nós suas dúvidas.

Sem dúvida, a menstruação é uma parte inseparável da vida de todas as mulheres desde a menarca e que pode significar um martírio por muitos anos para muitas delas. Vamos analisar cada ponto para saber o que é saudável ou não.

<<Entenda o que é a menarca e como agir com a criança ou adolescente que menstrua pela primeira vez.>>

Cor

É normal que o sangue do período menstrual tenha cores como vermelho brilhante, marrom e até mesmo o preto, bem como diferentes texturas – fino ou grosso. A coloração escurecida do sangue, mais marrom do que vermelho, tem relação com a quantidade de sangue e a velocidade com que o este sai do útero e chega ao ambiente externo. Então, quando sangramos em menor quantidade, esse sangue demora mais para chegar ao exterior do corpo e ao longo do caminho vai escurecendo.

<<Entenda também o ciclo menstrual no pós parto.>>

fluxo-menstrual-intenso-2Isso é comum no começo do fluxo menstrual de cada mês e no final. Algumas mulheres que usam anticoncepcionais e passam a sangrar em menor quantidade por efeito do hormônio podem menstruar apenas poucos dias com sangue mais escuro. Isso não é problema.

<<Anticoncepcional?>>

Cheiro

A menstruação é o endométrio soltando-se da camada uterina, ou seja, a preparação mensal da casinha do óvulo para se encontrar com o esperma e gerar herdeiros. É normal entra as mulheres apresentar uma variação de odor, assim como a mesma mulher pode apresentar odores diferentes ao longo da menstruação. Esse cheiro ocorre porque no processo de desgrudar do útero o endométrio esse tecido se decompõe, e isso pode causa forte odor. A mulher só deve ficar atenta se a cada menstruação um cheiro diferente aparece. Nesse caso, procure um ginecologista para realização de exames.

<<Saiba mais sobre a TPM>>

downloadFluxo

Alguns fatores podem mudar o fluxo da menstruação, como o uso de anticoncepcional, o peso da mulher além de hormônios desregulados. Geralmente o que faz com que as pessoas reparem nesses aspectos é a necessidade de se trocar o absorvente com mais frequência do que o normal e sensações como cansaço, mal-estar e fadiga, que também podem ser indícios de anemia.

Por definição, perdas sanguíneas acima de 80 ml por dia ou a duração do fluxo acima de sete dias são considerados disfunções. Se você se encaixa num desses casos, procure um médico para realização de exames.

2016-11-14T08:00:30-02:00 14/11/2016|DICAS, MULHER|0 Comentários

Deixar Um Comentário