Sinusite, Rinite, Bronquite e asma, onde atacam

Com a chegada do frio as doenças respiratórias aparecem com mais frequência, por isso é preciso ter atenção redobrada nesta época do ano.

Mas, você sabe a diferença entre rinite, sinusite e bronquite? Além do fato de todas terminarem em ite, que significa inflamação?

O que diferencia uma da outra é a região do corpo que cada uma delas aflige, sendo que a primeira parte do nome dessas doenças se refere ao local que ela se instala no organismo.

Rinite

É uma inflamação da mucosa do nariz. Ela aparece, geralmente, quando o sistema imunológico responde a algum corpo estranho inalando, habitualmente poeira. Quando isso acontece uma inflamação obstrui o nariz e produz a coriza, causando muitos espirros. Se não bastasse o incomodo a pessoa ainda pode sofrer com dores no corpo por causa da força usada para espirrar.

Assuar bem o nariz pode resolver o problema, mas se ele persistir o uso de descongestionantes e anti-inflamatórios seja necessário.

Os maiores inimigos da Rinite são os ácaros.

Sinusite

É uma inflamação que atinge os seios da face (área que fica ao redor do nariz, maças do rosto e olhos). Quando está inflamada essa região acumula secreção, entope e causa dor de cabeça, febre e coriza densa.

Os descongestionantes e anti-inflamatórios são usados nestes casos, entretanto em casos mais severos se faz necessário o uso de antibióticos.

Se não for tratada a doença pode levar a casos mais graves como a meningite.

Bronquite

A bronquite é a inflamação dos brônquios, que são os tubos que transportam o ar da traqueia ate os alvéolos. Quando atacados os brônquios se contraem e se enchem de secreção. Um dos sintomas da bronquite é aquela tosse carregada.

Os anti-inflamatórios e os broncodilatadores, que abrem os brônquios melhorando a passagem do ar, são utilizados no tratamento da bronquite.

Asma

A única da lista que não tem ite no final. Inflamação das vias respiratórias, ela atinge os brônquios, causando falta de ar, chiado no peito, cansaço, tosse e catarro.

Os broncodilatadores e anti-inflamatórios são utilizados no seu tratamento.

O Blog Homeopatia e Saúde, que é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, trouxe mais este artigo informativo, matéria completa no link: https://goo.gl/zAvLzr

 

TAGS: Inverno, doenças, sinusite, rinite, bronquite, asma

2017-06-30T08:00:30-03:00 30/06/2017|DICAS, HOMEOPATIA, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário