Terapia Corporal Biodinâmica

A Psicologia Biodinâmica, desenvolvida pela psicóloga e fisioterapeuta, Gerda Boyesen, é uma abordagem neorreichiana que integra psicoterapia e massagem. Percebe cada pessoa como única e proporciona uma intervenção adaptada às suas necessidades e possibilidades, de modo a conscientizar o que é inconsciente em um processo gradual e profundo.

A Biodinâmica trabalha com o principio da existência da energia vital em todos os organismos vivos. Esta energia em circulação desperta a confiança e o otimismo, que podemos chamar de bem-estar independente, em contraste com o individuo que depende apenas das circunstâncias externas para se sentir bem.

Em situações traumáticas, desde pressões do dia-a-dia até as mais dramáticas experiências infantis, o corpo se endurece em contrações, enquanto a respiração é simultaneamente presa em inspiração. Geralmente, depois de passar a situação de conflito, o corpo deve voltar ao normal, entretanto, se não encontrarmos uma maneira de relaxar, esta energia que era fluida, se cristaliza.

O indivíduo literalmente “incorpora”, somatiza sua neurose. A materialização corporal dos traços de comportamento e atitudes emocionais do individuo é construída e reforçada ao longo dos anos, contração após contração, camada após camada de resíduos de estresse deixados por cada ciclo emocional incompleto, tornando-se uma espécie de “corporificação” do inconsciente.

A abordagem terapêutica da Biodinâmica é dissolver essas camadas vegetativamente, uma por uma, começando com a mais superficial e trabalhando gradativamente cada vez mais fundo, conforme a neurose vai sendo progressivamente dissolvida. O trabalho pode envolver o redespertar de emoções, memórias e muitos insights psicológicos.

Enxaqueca aumenta o risco de lesões no cérebroO organismo saudável tem o poder de exprimir, resolver e digerir até mesmo os mais violentos choques emocionais, contanto que tenha as condições necessárias de paz e segurança. Apenas quando a pessoa perde sua capacidade natural de auto-regulação é que a neurose se desenvolve.

A Terapia Biodinâmica procura restaurar essa perda ou diminuição da capacidade de auto-regulação, estimulando e encorajando a expressão do seu núcleo vivo.

SONY DSCMariana Figueiredo: Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco. Certificada em Massagem Biodinâmica (Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica); Yoga Massagem Ayurvédica (GAM Yoga); Massagem na Gestação e Pós-parto (GAMA). Atualmente participa da formação em Psicologia Biodinâmica (IBPB) e Integração Craniossacral (IQD).

2015-04-06T15:12:56-03:00 06/04/2015|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário