Varizes

35% da população brasileira tem algum grau da doença venosa. As varizes afetam bem mais mulheres do que homens. Porque, como elas surgem, como prevenir e como tratar? O Blog Homeopatia e Saúde, uma publicação da Clínica Similia – Homeopatia de qualidade em São Paulo – Região da Av. Paulista, vinculada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, vem desvendar tudo sobre varizes. Leia e compartilhe.

Varizes são veias tortuosas ou seja, uma deformação nas veias do corpo. As veias varicosas ou varizes são dilatadas, sinuosas e, na maioria das vezes, superficiais, pois se desenvolvem logo abaixo da superfície da pele. Qualquer veia pode ser afetada, porém é mais comum em veias de pernas e pés, principalmente para pessoas que ficam muito tempo em pé parado ou sentado por longos períodos, isso porque nessas situações aumenta-se a pressão nas veias da parte inferior do corpo. Dessa forma a veia torna-se incapaz de fazer com que o sangue flua somente na direção do coração. Assim, o sangue fica congestionado nestas veias, tornando-as mais volumosas e por isso mais visíveis.

Sintomas

Além da aparência da veia saltada, as varizes provocam fadiga e desconforto doloroso, sensação de peso, queimação e/ou de dor. Inchaços, especialmente na região dos tornozelos também são comuns, além de câimbras e pernas inquietas. Outros sintomas também apresentados são pigmentação e ulceração da pele na região afetada.

Causas

Uma das causas mais comuns de desenvolvimento da varizes é a ausência de exercício físicos. Caminhadas e corridas são os mais indicados para quem já apresenta algum grau de deformação nas veias. Cada vez que pisamos no chão (quando andamos), o sangue acumulado nos pés é impulsionado para cima, por isso a prática de se caminhar regularmente é muito benéfica para quem sofre de varizes. A contração da musculatura da região posterior das pernas durante a caminhada e atividade física é importante para auxiliar a circulação sanguínea e o retorno venoso.

A hereditariedade é um fator forte a se levar em consideração para o surgimento de varizes, pois a deficiência de proteínas, como a elastina e o colágeno, é passada de pai para filho. Por isso, se sua mãe, sua tia, sua avó, sofrem ou sofriam de varizes, você tem grande tendência a também sofrer. Não quer dizer que vá, então para manter suas veias saudáveis movimente-se e consulte sempre um médico de confiança.

Obesidade, sedentarismo e tabagismo também aparecem na lista de fatores que contribuem para o surgimento de varizes.

003Risco maior para mulheres

Um mal que atinge tanto homens quanto mulheres, mas que para cada homem há 3 mulheres. O culpado, nesse caso, é o hormônio. Ou melhor dizendo, os fatores hormonais. Durante a gravidez esse risco ainda amenta. Além disse a menstruação e a menopausa parecem favorecer a dilatação das veias. Alguns pesquisadores acreditam que as terapias de reposição hormonal e o uso de anticoncepcional aumentem também o risco.

Outro fator a se levar em consideração para as mulheres é o uso do salto alto. A musculatura da panturrilha fica subutilizada quando se usa saltos muitos altos, e que isso prejudica o retorno do sangue para o coração. Quando o uso de salto é constante, principalmente se a pessoa fica em pé muito tempo, contribui para o surgimento das varizes.

Tratamento

Dependendo do grau de comprometimento da veia o tratamento pode ser apenas estético, como cremes ou uso de meias de compressão. Se as varizes forem mais profundas podem ser recomendado cirurgia. O médico vai definir e orientar qual o melhor tratamento.

O Blog Homeopatia e Saúde, recomenda que para evitar varizes e manter o corpo saudável, tenha sempre uma alimentação balanceada, hábitos saudáveis e a prática de atividade física.

2016-10-03T08:00:55-03:00 03/10/2016|BEM-ESTAR, MULHER, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário