Você se parece mais com o seu amigo do que imagina

Segundo estudo realizado na Universidade de Yale pelos pesquisadores James Fowler, professor de genética médica e ciência política, e Nicholas Christakis professor de sociologia, biologia evolutiva e medicina, as pessoas tendem a escolher amigos que se pareçam geneticamente com elas, em outras palavras os amigos mais próximos são equivalentes genéticos a um primo de quarto grau.

“Ao investigar cuidadosamente todo o genoma descobrimos, que em média, somos geneticamente semelhantes a nossos amigos, assim temos mais DNA em comum com as pessoas que escolhemos para conviver do que com estranhos da mesma localidade”, disse Fowler.

Para que o estudo fosse possível o genoma de cerca de 1,5 milhão de marcadores genéticos que estão arquivados no banco de dados da Framingham Heart Study, o maior arquivo sobre o assunto encontrado pelos pesquisadores e que guarda informações familiares e pessoais dos participantes, foi analisado.

O estudo contou com a participação de 1932 voluntários e comparou pares de amigos com pares de desconhecidos de uma mesma região, ainda que as pessoas não fossem da mesma família, aqueles que estavam unidos pelo laço da amizade apresentaram semelhanças genéticas. Sendo que essa semelhança está mais ligada aos genes que afetam o olfato, dessa forma a sensação do cheiro é a mesma entre amigos.

Segundo os pesquisadores amigos são tão semelhantes geneticamente quanto primos de quarto grau, ou pessoas que têm o mesmo tataravô, isso equivale a cerca de 1% dos nossos genes.

No estudo Fowler e Christakis ainda desenvolveram o que eles chamam de “pontuação de amizade”, um sistema com o qual podem descobrir quais serão os próximos amigos.

Eles observaram, também, que provavelmente existem muitos outros mecanismos trabalhando e que nos levam a escolher amigos geneticamente semelhantes.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, encontrou na internet mais esse estudo interessante, matéria completa no link: https://goo.gl/FRN851

 

TAGS: Genética, Amigos, Genes, Amizade

2017-07-26T08:00:30-03:00 26/07/2017|BEM-ESTAR, DICAS|0 Comentários

Deixar Um Comentário