Um dos assuntos mais pedidos pelos leitores e pacientes do Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e da Dra. Ana Lucia Dias Paulo, da Clínica Similia, especializada em Homeopatia e localizada na região da Av. Paulista, na cidade de São Paulo é “como emagrecer?”. Por isso a equipe do Blog Homeopatia e Saúde foi investigar, e levantamos 5 dicas infalíveis para ajudar quem precisa emagrecer.
Leia também “Emagrecer – o que funciona o que não funciona”
Dica 1 – Horários regulares
Já ouviu falar que crianças precisam de disciplina? Que horário para comer, brincar e dormir são essenciais para os pequenos? Pois é, isso funciona também para os mais velhos.
Todos nós temos um relógio interno, o relógio biológico. É ele que regula a hora que acordamos, a hora que temos sono e a hora que temos fome. E quando seguimos essa rotina de acordar, comer, ir ao banheiro e dormir sempre no mesmo horário, nossas chances nossas chances de ter uma saúde equilibrada e emagrecer aumentam exponencialmente.
Além disso, a rotina de dormir ao menos 7 horas por noite e exercícios físicos com regularidade aumentam as chances de resistir às tentações.
Se você tem dificuldade de manter a regularidade na alimentação, coloque o alarme do celular para tocar de 3 em 3 horas, para lembra-lo de comer alguma coisa. Prefira alimentos de baixo índice glicêmico, que ajudam a não ficar com fome após comer.
Conheça alguns alimentos com baixos índices glicêmicos:
- Leite integral ou desnatado, iogurte natural ou light;
- Cereais tipo All Bran, pão de milho, macarrão;
- Feijão, manteiga, soja, ervilha, grão de bico;
- Amendoim,
As frutas com baixo índice glicêmico são aquelas que não aumentam muito o açúcar no sangue e podem ser maçã, damasco seco, cereja, toranja, pera ou ameixa, por exemplo.
Apesar das frutas terem baixo índice glicêmico para atrasar ainda mais a subida do açúcar no sangue as frutas não devem ser consumidas de forma isolada mas sempre acompanhadas de torradas, bolachas, iogurte ou frutas secas como nozes ou amêndoas.
Dica 2 – Beba muita água
Leia também – Cuidado com a desidratação.
Cerca de 75% do nosso organismo é água. Por isso manter-se hidratado ajuda a emagrecer. Recomenda-se que seja ingerido ao menos 2 litros de água por dia, pois isso ajuda a diminuir a fome e a retenção de líquidos pelo organismo, isso porque quanto mais água você bebe, mais urina seu corpo produz e, com sua eliminação, também saem as toxinas que prejudicam o emagrecimento.
Importante: Ingerir líquidos saudáveis como água, água de coco, sucos e chás naturais de preferência sem adição de açúcar. Refrigerantes, sucos prontos, achocolatados e bebidas alcoólicas devem ser evitados. Vale lembrar também que se deve evitar a ingestão de líquidos meia hora antes e depois das refeições.
Dica 3 – Fazer alguma atividade física
Leia também: “Atividade física x exercício físico: saiba a diferença e os benefícios”
Não importa o que, o que vale mesmo é se movimentar. Aproveite todas as oportunidades para me movimentar. Troque o elevador pelas escadas, desça um ponto antes do ônibus e vá caminhando, vá passear com seu animal de estimação, aproveite sua hora de almoço do trabalho, e vá andar na rua. Faça tudo que pode para movimentar-se.
Se for possível, entre também em um exercício físico regular. Procure algum exercício que você goste, pois, as chances de abandonar a regularidade é maior quando não gostamos.
Dica 4 – Coma de tudo, mas com moderação.
Já sabemos que escolhas inteligentes podem contribuir com o sucesso do nosso emagrecimento, mas outra informação importante é que está provado, que ao restringimos algum alimento do nosso cardápio, quando “voltamos” a comer, comemos muito mais. Por isso a nossa dica 4 é “não exclua nada do seu cardápio”, mas a parcimônia é necessária.
Assim, as melhores dicas são:
- Preferir leites e derivados desnatados;
- Adicionar sementes nos sucos e iogurtes, como linhaça e chia;
- Comer 3 castanhas ou 3 amendoins por dia;
- Escolher apenas uma fonte de carboidrato por refeição: bolachas sem recheio ou pão aos lanches; arroz, batata ou macarrão no almoço ou no jantar;
- Comer salada crua antes do almoço e do jantar;
- Comer pelo menos 3 frutas por dia.
Mesmo em pequenas quantidades durante o dia, as frutas e legumes fornecem muitas fibras e vitaminas e, por isso, é fonte de saúde e ajuda a emagrecer e perder barriga.
Dica 5 – Não espere sentir fome
Fazer pequenas refeições, a cada 3 horas, pode parecer exagerado, mas é certo que a fome não aparece. Além disso, ao realizar pequenos lanches à cada 3 horas, aumentamos o metabolismo do corpo, e a queima de gordura.
- Colocar lembretes no celular ou na agenda avisando a hora de comer;
- Tenha sempre na bolsa castanhas, frutas in natura ou frutas secas como lanches fáceis mesmo na rua;
- Os melhores lanches são: 1 fruta + 5 bolachas sem recheio ou 1 iogurte desnatado + 1 pão integral com manteiga.
Deixar um comentário