Dos vários tipos de leite existentes no mercado, entenda quais as vantagens e desvantagens de cada um e escolha o que melhor atender às necessidades da sua dieta:
Leite integral
Fuja desse tipo de leite, principalmente se você faz dieta para perda de peso. Isso porque ele é rico em gordura, principalmente saturada. Apesar disso, é o tipo de leite mais consumido no mundo. Pode ser encontrado nos tipos A, B ou C, e essas nomenclaturas referem-se à quantidade de gordura encontrada nele.
Tipo A – possui o menor teor de micro-organismo, recomenda-se o consumo em até 5 dias após embalado.
Tipo B – tem uma maior quantidade de micro-organismo, recomenda-se o consumo em até 3 dias.
Tipo C – É o que apresenta maior teor de bactérias após a pasteurização. Recomenda-se o consumo em no máximo dois dias após embalar.
*Esses prazos para consumo não são válidos para leite longa vida, onde se deve observar as instruções da embalagem.
Semidesnatado
É ideal para dietas de baixa caloria, pois mantêm a mesma quantidade de proteínas e cálcio, mas com apenas 50% de gordura. Indicado como uma opção saudável para adultos que necessitam perder peso.
Desnatado
Por ter 100% de redução de gordura em comparação ao leite integral é indicado para pessoas que sofrem com colesterol alto. Para dietas para perda de peso, vale lembrar que a ingestão desse tipo de leite pode deixar as pessoas com fome e, assim, suscetível à ingestão de guloseimas sem necessidade.
Leite de Quinoa
Rico em aminoácidos, o leite de quinoa contém valores nutritivos semelhantes ao leite comum.
Entre todos os cereais, a quinoa apresenta o maior teor de proteínas, além de conter aminoácidos não produzidos pelo organismo e que precisam ser ingeridos.
Leite de Soja
Opção mais indicada para quem sofre de intolerância à lactose, o leite de soja apresenta elevado valor nutricional e é rico em proteínas. Também é a opção mais consumida por quem é adepto da dieta vegana.
Além de apresentar baixo teor de gordura saturada quando comparado ao leite comum integral, o extrato de soja pode ser benéfico para reduzir os riscos de câncer de mama, doenças cardiovasculares e osteoporose.
Leite de Arroz
Rico em carboidratos, possui até 17g num copo, mas com baixo teor de gorduras, o leite de arroz não possui proteínas, tornando-se uma opção saudável de bebida para veganos e intolerantes à lactose. Convém ficar atento ao consumo, pois a versão de leite de arroz possui menor teor de vitaminas e maior índice glicêmico.
Leite de Amêndoas
Este leite, feito através da mistura de amêndoas moídas com água, tem sabor mais agradável que o leite normal, não possui lactose e tem taxas muito baixas de calorias, carboidratos e gordura.
Como as amêndoas são naturalmente muito nutritivas, o leite de amêndoa não precisa ser fortificado.
Leite de Aveia
Aveia é uma fibra solúvel, e por isso ajuda a diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Uma ótima pedida para dietas hipocalóricas pois ajuda na perda de peso, e também uma opção vegana.
Receita de leite de aveia:
1. Durante uma hora, deixe a aveia de molho em um recipiente com água.
2. Adicione uma colher de chá de extrato de baunilha e açúcar, se necessário.
3. Bata a mistura no liquidificador, coe com um pano fino e leve a geladeira.
O prazo de validade em refrigeração é de aproximadamente três dias.
Vocês tem o Indice Glicemico desses leites?
Ola Ilza
Muito obrigada pelo comentário.
Infelizmente não temos esse dado. Sugerimos que entre em contato com um nutricionista de sua confiança.
Boa sorte
Equipe Similia