Se sentir deprimido em alguns momentos é normal, mas ficar triste com frequência, sendo que esta tristeza impacta a rotina pode ser indicativo de depressão clínica. Um problema de saúde mental que pode ser tratado por medicamentos, conversando com um terapeuta ou realizando mudanças no estilo de vida.
Existem diversos tipos de depressão. Algumas são causadas por determinados eventos que acontecem ao longo da vida, bem como alterações químicas no cérebro podem ser a causa. Independente do que provocou o problema um médico precisa ser consultado, pois, somente ele pode recomendar um profissional de saúde mental que será capaz de descobrir o tipo e melhor tratamento. Assim o diagnóstico é fundamental para decidir o tratamento mais adequado. A seguir vamos conhecer os tipos de depressão:
Depressão maior
Também conhecida como transtorno depressivo maior, é o tipo mais comum, e pode acontecer em qualquer fase da vida. Nos casos graves os sintomas mais comuns são desesperança, falta de energia, perda de interesse em atividades prazerosas, ganho ou perda de peso, irritabilidade, tristeza extrema, sentimentos de culpa, falta de sono, dificuldade de concentração, dor e pensamentos de suicídio.
Transtorno depressivo persistente
Depressão que dura 2 anos ou mais, é chamado de transtorno depressivo persistente, o termo se refere a duas condições que já foram conhecidas como distimia e depressão maior crônica.
Transtorno bipolar
Também conhecida como depressão maníaca, quem sofre de transtorno bipolar apresenta alterações de humor que variam do extremo de energia alta, humor alto, e períodos depressivos, humor baixo. Sendo que na fase baixa o indivíduo apresenta sintomas de depressão maior.
Autoestima – a construção começa na infância
Transtorno afetivo sazonal
Acontece com mais frequência nos períodos de clima frio, inverno. Quando os dias se tornam mais curtos e a incidência de luz solar reduz. Normalmente desaparece na primavera e verão.
Depressão psicótica
Quem sofre com depressão psicótica apresenta os sintomas de depressão maior, mais os sintomas psicóticos: paranoia, alucinações e ilusões.
Depressão pós-parto
O humor pode ser afetado pelas alterações hormonais significativas causadas pela gravidez. Em função disso durante a gravidez uma mulher pode desenvolver depressão durante, ou após o parto.
Transtorno disfórico pré-menstrual
Mulheres que sofrem com este tipo de transtorno mental apresentam depressão e outros sintomas no início do período menstrual. Além da depressão a mulher pode apresentar: irritabilidade, ansiedade, mudanças de humor, fadiga, problemas de concentração, mudanças no sono e apetite, e sentimento de opressão.
O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Conheça mais tipos de depressão em: https://bit.ly/3cPYMSD
Deixar um comentário