A ansiedade já é um dos maiores problemas de saúde mental em todo o mundo. Ainda que não tenha sido diagnosticada com o problema, qualquer pessoa pode se sentir ansiosa às vezes. Veja a seguir alguns truques e dicas que ajudam a controlar a ansiedade.
Respire profundo
A primeira providência ao perceber está ansioso é respirar fundo. A respiração diafragma profunda é bastante eficaz na redução da ansiedade, porque ativa a resposta de relaxamento do corpo.
Inspire lentamente enquanto conta até 4, enchendo primeiro a barriga e depois o peito, prenda a respiração suavemente contando até 4 novamente, expire lentamente enquanto conta até 4. Repita esse movimento quantas vezes achar necessário para controlar a ansiedade.
Silencie os pensamentos negativos
A negatividade é um efeito colateral da ansiedade, dito isso mentalizar mensagens positivas pode ajudar a reduzir os pensamentos negativos. Você pode dizer “esta ansiedade é ruim, entretanto conheço estratégias que posso utilizar para administrar o que sinto”.
Hormônios – Conheça 6 alimentos favoráveis ao equilíbrio
Foque no agora
Ficar obcecado por coisas que ainda nem aconteceram é comum para indivíduos ansiosos. Uma forma de evitar esse tipo de comportamento é para, respirar e se concentrar no que está acontecendo agora. Ainda que seja uma situação de incertezas, como a que estamos vivendo, focar no presente lapida a capacidade de gerenciar a situação.
Se mantenha ativo
Concentre seus esforços em tarefas significativas e objetivas. Se questione “o que eu faria se não estivesse ansioso?”. Ficar obcecada pelas próprias emoções é a pior coisa que uma pessoa pode fazer em momentos de ansiedade.
A lição mais importante que se pode aprender ao fazer o que precisa ser feito é “você consegue viver mesmo ansioso, e continuar realizando todas as atividades rotineiras”.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. A ansiedade é um sentimento que pode se tornar incapacitante, saiba mais sobre como administrar as crises em: http://twixar.me/cwQT
Deixar um comentário