Durante a pandemia do novo coronavírus é recomendado evitar hospitais e postos de saúde, pois, são considerados locais de alto risco de contaminação, em função das pessoas que buscam por auxílio diariamente. Por isso os pais precisam ponderar sobre a necessidade de levar os filhos ao médico, uma vez que precisam cuidar da saúde dos pequenos.
Mesmo durante o isolamento social é importante que o desenvolvimento, crescimento e bem-estar das crianças sejam monitorados por um médico. Principalmente no caso de recém-nascidos e crianças com problemas de saúde. Já que encontrar qualquer alteração durante os exames permite que os médicos acompanhem o caso para evitar que o problema evolua. A longo prazo não procurar ajudar médica pode piorar os sintomas a agravar a saúde dos pequenos.
Nessa época do ano é comum as crianças apresentarem sintomas de gripe por causa do clima frio. Dito isso, tosse persistente, desconforto respiratório e dificuldade para respirar são sintomas que merecem atenção e uma visita ao consultório médico.
Leia também: Depressão em meninas adolescentes pode estar ligada ao uso de redes sociais
Outros sintomas que requerem atenção são: vômito, diarreia, e febre recorrente. Os acidentes domésticos também são situações que exigem pronto atendimento. Temperatura superior a 39,5 precisa de avaliação médica, assim como estado febril superior a 48 horas.
Ingestão de medicamentos e produtos de limpeza são emergências que precisam de auxílio médico imediato. Ficar mais de 6 horas sem urinar é sintoma de desidratação e vomitar mais de 3 vezes no decorrer do dia são sinais de que algo não está bem no organismo.
O isolamento social também pode impactar a saúde dos pequenos
É comum acreditar que bebês e crianças pequenas não são afetadas pela pandemia de COVID-19. Entretanto, a vida mudou para todos, inclusive para elas, sendo que para algumas a mudança foi mais intensa. Ainda que as alterações na rotina sejam positivas, como ter os pais mais tempo em casa, podem se tornar confusas e perturbadoras.
Logo, diversas famílias têm percebido uma transformação no comportamento de seus filhos como problemas para dormir, alterações nos hábitos alimentares, excesso de raiva, choro sem motivo, irritabilidade e mau-humor. Em alguns casos as mudanças são tão profundas que é necessário procurar ajudar especializada. Afinal, crianças também sofrem com os impactos físicos, mentais e sociais proporcionados pelo isolamento social e interrupção da rotina.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre o assunto em: http://twixar.me/wzWm
Deixar um comentário