A síndrome de burnout é conhecida como esgotamento emocional, sendo inclusive um dos principais motivos de afastamento médico, especialmente no meio executivo e profissionais que trabalham em grandes empresas, explica o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

É um problema no qual a pessoa enfrenta sintomas como de exaustão mental, estresse e, às vezes, um tipo de colapso físico. A síndrome de burnout é doença que pode causar desequilíbrio na própria vida pessoal do indivíduo.

A principal causa é o excesso de trabalho, bem como situações desgastantes, de competitividade, ou responsabilidade. Além disso, o consumo excessivo de notícias negativas no dia a dia e problemas relacionados ao trabalho podem desencadear o problema, explica o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Pessoas que sofre com burnout podem desenvolver doenças psicológicas como a depressão e ansiedade.

Atitudes que ajudam a evitar a síndrome de burnout

Ações que podem ajudar a evitar a síndrome de burnout, desde que só dão resultado se assimiladas como novos hábitos. Meditação e alongamento.

A meditação e uma prática muito recomendada para aliviar rotina, principalmente rotinas muito pesadas e estressantes. É importante inserir pausas durante o dia para respirar conscientemente, prestando atenção no ar que entra e sai e relaxando durante o processo, relata o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Tenha o hábito de se movimentar no durante o trabalho, evite ficar parado na cadeira por um longo período. Realize movimentos circulares com os ombros, vire a cabeça para os lados, ande e faça pequenas pausas.

<<Leia também: Síndrome do pensamento acelerado: o que é? E o que causa?>>

Também é importante, não necessariamente durante o trabalho, fazer exercícios físicos. Pois, durante a atividade física libera substâncias que proporcionam sensação de bem-estar, inclusive ajuda a reduzir a ansiedade.

Outro ponto importante é se alimentar bem. Manter uma alimentação saudável e durante as refeições comer coisas leves. Reserve um tempo para comer com calma, pelo menos 1 hora, para conseguir almoçar, relaxar a mente um pouco e se concentrar na alimentação. Isso, normalmente, promove uma boa disposição para a pessoa, explica o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Realize atividades prazerosas

É importante inserir no decorrer da semana e no final de semana, atividades que dão prazer. Como ouvir música, ler um bom livro, ir ao cinema, ao teatro ou passear com familiares e amigos. Pausas importantes para a pessoa conseguir se recuperar e que promovem bem-estar. Caso sinta que não consegue melhorar sozinho, procure auxílio de um profissional.

A Homeopatia é uma terapêutica que auxilia no tratamento da ansiedade, da depressão. A pessoa também pode fazer terapia caso seja necessário.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais dicas de como evitar a síndrome de burnout acesse: https://bit.ly/3u80WH2