Durante muitas décadas recentes, ser jovem no Brasil gerava uma associação quase imediata com atividades esportivas, alimentação balanceada e boas práticas de lazer físico e mental, um padrão que ficou conhecido como ‘’geração saúde’’.

Mas parece que isto está mudando. Dados mostram que entre os jovens brasileiros na faixa entre 18 e 24 anos houve um aumento nos casos de:

  • Obesidade
  • Sobrepeso
  • Sedentarismo
  • Ansiedade
  • Consumo de álcool

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50% do país é sedentário, sendo que entre os jovens, a incidência de sedentarismo é ainda maior. O Brasil se tornou o país mais sedentário da América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e esse é um quadro preocupante de saúde pública.

Hábitos

Os hábitos são pequenas coisas que podem trazer mudanças poderosas, para o bem ou para o mal, em nossas vidas.

Se você deseja aumentar a probabilidade de um comportamento, você precisa torná-lo claro do que deve ser, torná-lo uma opção atraente para experimentar, fácil de executar e finalizá-lo com uma boa recompensa para aumentar a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente. E, para se livrar dos maus hábitos, a inversão: torne-o invisível; torne-o desinteressante; torne-o difícil e torne-o insatisfatório.

4 passos para a mudança de comportamento 

1.Torne seus hábitos claros

Para implementar um novo hábito com sucesso, ele precisa ser algo claro e que seja facilmente lembrado. Se o novo hábito que deseja implementar é ler mais antes de dormir, por exemplo, programe um alarme um pouco antes do horário que costuma dormir para lembrá-lo.

Tenha um local horário e específicos onde planeja implementar seu hábito e associe-o a outro hábito que você já tenha. Ser específico sobre o que você deseja e como o alcançará ajuda a dizer não às coisas que atrapalham o progresso, distraem sua atenção e o desviam do curso.

 2. Torne seus hábitos atraentes

Um novo hábito precisa ser algo que seja desejável para você. Os hábitos atrativos para nós são significativamente determinados pelo meio em que vivemos, portanto, você deve ingressar em uma cultura em que o comportamento desejado seja um comportamento comum.

Ou seja, conviva mais com pessoas que fazem o que você deseja fazer. Se você quer mudar a sua alimentação e comer de forma saudável, saia para comer com amigos que sejam saudáveis. Se deseja ficar em boa forma, passe mais tempo com amigos que praticam atividades físicas regularmente.

3. Torne seus hábitos fáceis

Nosso cérebro tem aversão a coisas difíceis e a formação de hábitos é o processo pelo qual um comportamento se torna progressivamente mais automático por meio da repetição. Ele precisa de estímulos para que sua estrutura mude e se torne eficiente nessa atividade, por isso, quanto mais você repete uma atividade, mais fácil ela se torna a cada dia.

Se quer adquirir um novo hábito com sucesso, precisa colocá-lo em prática. A quantidade de tempo que passa praticando um hábito não é tão importante quanto o número de vezes que você o executa. Para começar, concentre-se apenas em fazer a coisa, mesmo que seus esforços sejam mais fáceis inicialmente do que seus objetivos finais.

Portanto, se quiser começar o hábito de treinar regularmente na academia, por exemplo, para começar, foque na regularidade e não na intensidade de cada treino. O importante é que, se possível, vá para a academia sem faltar para criar uma regularidade e acostumar o corpo e a mente de que a atividade pode fazer parte das atividades diárias, sem sofrimento.

Separe suas roupas de treino e defina o alarme na noite anterior. Se tiver um dia agitado ou não estiver se sentindo bem, não deixe de realizar o treino, apenas faça um pouco menos. Corra por dez minutos em vez de uma hora, faça 10 flexões em vez de trinta. Facilite o quanto for necessário, mas faça. Quanto mais simples você tornar o hábito menos barreiras seu cérebro vai criar.

4. Torne seus hábitos satisfatórios

Para implementar um novo hábito na sua rotina, precisa se sentir bem com isso. Em um mundo ideal, a recompensa por um bom hábito é o próprio hábito. Mas, no mundo real, sabemos que bons hábitos tendem a ser satisfatórios somente depois de fornecer algo a você. Temos mais probabilidade de repetir um comportamento quando a experiência é satisfatória.

No final das contas você quer se reconhecer como o tipo de pessoa que faz e realiza o que deseja, independente do hábito que você queira implementar na sua rotina. Observe seus hábitos para acompanhar sua melhora ao longo do tempo, isso também te dará satisfação.

Mas, claro que ninguém é perfeito e você terá alguns lapsos, mas quando o fizer, tente evitar ter novamente. Além disso, deve criar hábitos que funcionem para você, escolha o hábito que melhor se adapta a sua personalidade, e não o mais popular, pois a identidade é o que vai te ajudar a ter persistência e constância para sustentar um hábito.

Os 3 primeiros passos aumentam as chances de que um comportamento seja realizado uma vez. O quarto passo, por sua vez, aumenta as chances de um comportamento se repetir nas próximas vezes, ela completa o ciclo do hábito.

Anotou tudo aí? Se quiser ler mais a respeito sobre cada item e suas especificidades, o blog Homeopatia e Saúde selecionou o material ideal para você. Clique aqui e saiba mais sobre os hábitos saudáveis.