Desde que descobriu o fogo a humanidade vem transformando sua relação com a alimentação, através de novas formas de preparo, ingredientes e combinações, que, às vezes, não funcionam. Mais presentes em nossa vida do que o recomendado os alimentos ultraprocessados fazem parte de evolução do nosso paladar. Aliás, já corresponde a maior parte de tudo o que consumimos diariamente.
Os alimentos ultraprocessados foram criados para atender uma demanda da sociedade, como diversos deles que foram criados no período da guerra para alimentar os soldados nas batalhas. Bem como, para suprir a necessidade de nutricionais das pessoas durante a escassez que acompanhou os períodos de conflitos globais.
Leia também: Hormônios – Conheça 6 alimentos favoráveis ao equilíbrio
Ocorre que, o organismo não foi projetado para digerir esses alimentos, pois, nosso sistema digestivo é baseado no consumo de alimentos in natura. Logo, a ingestão excessiva dos ultraprocessados impacta a saúde e bem-estar mais que imaginamos.
Alimentos ultrapassados são aqueles resultantes dos processos de pasteurização, reconstituição, fermentação, conserva e enlatados. Sendo que no quesito gosto eles são campeões de sabor. Além disso, o que os diferencia são as transformações químicas que enfrenta, alterando sua constituição e utilizando ingredientes nada convencionais.
Como os alimentos ultrapassados impactam a saúde?
What are we feeding our kids? é um documentário que apresenta uma pesquisa na qual o idealizador adotou uma dieta onde 80% das calorias consumidas tinha como origem alimentos ultrapassados. Após um mês consumindo comida baseada nessa dieta o pesquisador sentiu azia, constipação, dificuldade para dormir, lentidão, hemorroidas e ganhou 7 Kg. Em suas palavras “me senti 10 anos mais velho”. Os sintomas só desapareceram depois que abandonou a dieta.
Mas o porquê isso acontece?
Porque uma alimentação baseada em ultrapassados leva o indivíduo a ingerir 500 calorias a mais todos os dias. Também aumenta o nível do hormônio responsável pela fome e reduz o hormônio da saciedade. Por isso, algumas pessoas comem mais e, consequentemente, ganham peso com dietas similares.
Além do mais, o consumo de alimentos ultraprocessados aumenta o risco de doenças cardíacas, diabete tipo 2, depressão, câncer e obesidade. Isso acontece devidos às substâncias químicas presentes como corantes e conservantes artificiais. Da mesma forma o excesso de sal e açúcar que acentua o sabor desses alimentos é prejudicial à saúde.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para ler a pesquisa completa e entender como os alimentos ultrapassados impactam a saúde acesse: https://bit.ly/3iPrE2v
[…] <<Leia também: Alimentos Ultraprocessados: Porque devemos ficar longe deles?>> […]