Cada vez mais, as mães estão conscientes da importância da amamentação, tanto para ela, quanto para o bebê. Algumas, por diferentes motivos, têm dificuldades para amamentar e produzir a quantidade suficiente de leite para o seu bebê. Devemos ter em mente que cada bebê tem o seu padrão de crescimento e, por isso, ingere quantidades diferentes de leite materno. A mãe nem sempre produz leite na quantidade ideal para suprir totalmente as necessidades do seu bebê, por isso, vamos sinalizar alguns possíveis problemas e sugerir soluções, para que cada mãe possa amamentar com qualidade e em quantidade suficiente o seu bebê.
O que fazer para aumentar a produção do leite materno
- Hidratar-se
Até ganhar o bebê, a mãe só precisava de água para ela. Agora, precisa de líquidos para produzir o leite materno e amamentar. A sede é um sinal de que o corpo está pedindo água para que a produção faça-se de maneira completa. Por isso, toda mãe deve ingerir líquidos até sentir-se totalmente saciada.
- Descansar
Todo processo de mudança de vida, desde a gravidez, parto e pós-parto, produz um cansaço muito grande na mãe e isso afeta de maneira significativa a produção do leite. A mãe, pelo menos durante o primeiro mês, precisa descansar e dedicar-se apenas ao bebê e à amamentação. Tudo pode ser adiado na vida da mãe, menos a amamentação, por isso, deixe as preocupações para depois do sexto mês de vida do bebê. Transfira as tarefas de casa e os outros cuidados com o bebê para outra pessoa e descanse porque isso vai fazer bem a você e a ele.
- Amamentar
Existem mães que amamentam sem qualquer dificuldade, como se sempre soubessem como amamentar. Outras, no entanto, têm que se empenhar mais no aprendizado da técnica para que o bebê consiga abocanhar bem não só o mamilo, mas a maior parte da aréola – parte escura ao redor do mamilo. Certifique-se de que a posição da mãe e do bebê está correta.
Sempre que o bebê solicitar o peito, deve-se dar um peito até esvaziar, porque, no final da mamada, o leite é predominantemente composto de gordura, o que faz com que ele regurgite menos e sinta-se mais saciado. Na outra mamada, dê o outro peito, também, até esvaziar. Durante o dia, não deixe seu bebê dormir mais que três horas. Acorde-o se ele fizer isso e ofereça o peito para que ele não troque o dia pela noite.
- Aumentar o número de mamadas
Ofereça o peito ao bebê mais vezes. Quanto mais ele sugar o peito, mais leite a mãe produzirá e isso fará bem para os dois.
- Ficar a sós na hora de amamentar
Quando for amamentar, esteja só você e o bebê. Esse é um momento único, uma relação composta por dois seres e ninguém deve interferir. Procure um local reservado, calmo, silencioso e fique a sós com seu bebê durante toda a amamentação. Isso, com certeza, vai ajudar muito a produção do leite materno e a interação mãe-bebê.
- Massagear os seios
Faça isso antes e durante a amamentação, principalmente onde o seio está mais dolorido ou endurecido. Essa ação ajuda a saída do leite, estimula a produção e relaxa.
Chás ajudam a aumentar a produção do leite?
Existem testemunhos de que os chás de funcho e capim-limão, ingeridos regularmente na quantidade de três a quatro xícaras por dia, ajudam a aumentar a produção do leite materno. O mesmo pode-se dizer do chá misto da mamãe. Esse é o relato que tenho da maioria das mães, por isso, vale a pena tentar e observar o efeito.
Cuidado para que o bebê não ficar abaixo do peso
Alguns bebês ainda não têm o estímulo da sucção bem desenvolvido, por isso, dormem muito. Esses bebês precisam ser acordados a cada duas horas nos primeiros dias e, depois, a cada três horas, até que acordem sozinhos e solicitem o peito. Deixá-los dormir ocasiona a perda de peso.
Maiores esclarecimentos marque uma consulta de homeopatia e comece a viver melhor e muito mais saudável.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre o Agosto Dourado em: https://bit.ly/3QuHIET
Deixar um comentário