Ainda que não façam parte do grupo de risco os bebês podem ser acometidos pelo COVID-19. Sendo que sintomas se apresentam de maneira mais branda, desde que não exista uma doença preexistente. 

Além disso, os sintomas do coronavírus em bebês são mais difíceis de serem detectados que em adultos. Se o bebê começar a dormir mais que o normal, parar de rir, não mostrar interesse pelos alimentos e ficar prostrado. É preciso levar a criança para o pronto-socorro com urgência. Uma vez que os outros sintomas da doença como cansaço, falta de ar e dispneia podem demorar a surgir.

Tosse, coriza, febre, espirro e moleza são outros sintomas que podem aparecer, e que também são apresentados pelos adultos. Náusea, vômito, dor abdominal e diarreia mais frequente também podem surgir em casos de COVID-19.

Bebês também precisam lavar as mãos com frequência 

Os cuidados de higiene precisam ser intensificados pelas famílias com bebês em casa. Não se esquecer de lavar as mãos antes de pegar o bebê no colo, mesmo que a criança esteja chorando. Quando amamentar utilizar máscaras, especialmente se os pais trabalham.

Ansiedade e estresse: alimentos e receitas que ajudam combater estes problemas

Bebês levam as mãos à boca com frequência, por isso lave o rosto e as mãos do bebê regularmente. Também higienize todos os objetos que são manipulados pela criança, já que também entram em contato com a boca do bebê. 

A chegada de um novo membro na família é um momento muito especial, por isso os pais desejam compartilhar esse momento com os parentes. Porém, o isolamento social é necessário para reduzir a taxa de contágio do COVID-19. Em função disso a visita deve ser evitada. Lembrem-se quando isso passar vamos poder nos abraçar novamente. Mas agora a saúde de sua família é mais importante. Por hora existem outros recursos como chamadas de vídeo para apresentar o bebê aos parentes.

O blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Se quiser saber mais sobre o assunto acesse: https://bit.ly/2WnWp1P