Talvez nossa lembrança de que quando éramos plenamente felizes não passavam de filtros que vamos acrescentando na nossa mente, conforme vamos crescendo. Sim, crianças ansiosas existem, afinal crescer e adaptar-se ao mundo é essencialmente angustiante, o que causa ansiedade.
Se viver no mundo de hoje, em 2021, com os efeitos da pandemia, deixa qualquer pessoa um pouco ansiosa, não seria diferente com as crianças. Os adultos tem problemas reais. Estão assustados com as noticias sobre saúde, economia, sobre as informações de pessoas que se foram. As crianças, por sua vez, convivem com esses adultos e são, em grande parte, afetadas por essa convivência.
O que o uso de celulares e tabletes tem a ver com isso?
A Sociedade Brasileira de Pediatria, divulgou em 2019 um manual com orientações para o uso de telas por crianças e adolescentes. Aqui no Blog Homeopatia e Saúde repercutimos esse guia na ocasião. Nesse manual, a SBP explica que a exposição à telas de computadores, celulares e tabletes por crianças e adolescentes pode afetar o sono, a atenção, o aprendizado, o sistema hormonal, provocando diabetes, além a regulação do humor, o sistema osteoarticular, a audição, a visão, provocando doenças como obesidade, depressão e ansiedade).
Vale ressaltar também que além de riscos à saúde, há riscos psicológicos e sociais, como vicio em jogos, e contato com desconhecidos, tentativas de suicídio (Baleia Azul) e crimes como pedofilia e pornografia.
Porém, há um novo normal nas casas pelo mundo a fora. Com esse novo normal, novos hábitos e rotinas impostas às famílias por conta da pandemia que vivemos, fez o uso desses recursos tecnológicos um grande aliado. Em momentos que os pais precisam se dedicar à trabalhos (home office) e não podem estar com a atenção voltada aos filhos, lançam mão do uso de televisores, tabletes e celulares para conseguirem se concentrar em seus trabalhos.
As crianças, que já estão sofrendo com a mudança em suas rotinas, sem conviverem com seus amiguinhos, sem irem à escola, sem atividades recreativas coletivas, veem-se também sem a atenção plena dos pais. Somando isso ao uso das telas as crianças estão sim mais ansiosas.
Como podemos ajudar nossas crianças que passam por isso?
O paciente e usuário de homeopatia sabe que a saúde vem do hábito. Então para auxiliar nossas crianças a não sofrerem com ansiedade nesse momento, segue uma lista de dicas para mudança de hábitos na sua casa:
- Reserve um tempo para estar com sua criança. Nesse momento, desligue as telas.
- Busque manter uma rotina de horários. Refeições, acordar, dormir, sonecas, etc.
- Tente limitar o uso de telas individuais por períodos específicos.
- Sempre supervisione os acessos, principalmente quando houver integração
Reveja a dica que o Dr. Ariovaldo gravou sobre o uso de telas por crianças e adolescentes: https://www.facebook.com/373226529461887/videos/465625157554688
Deixar um comentário