Muitas vezes as pessoas procuram a homeopatia por estarem insatisfeitas com a medicina tradicional, quando obtiveram efeitos paliativos para seus problemas, após longos tratamentos.
Um exemplo bastante ilustrativo é o caso da dor de garganta e das amigdalites de repetição. A cada novo episódio, são ministrados antibióticos e antiinflamatórios, porém passados trinta a sessenta dias, acontece um novo episódio.
O que está errado? Foram considerados apenas os aspectos da doença e não a maneira como o indivíduo faz sua doença. Tratar o episódio agudo com antibióticos não está rigorosamente errado, mas não é curativo.
Para a homeopatia, cada pessoa é única e indivisível. O tratamento visa o doente na sua totalidade, levado em consideração os aspectos físicos, relacionados com a doença e as características pessoais do humor, dos hábitos, das predisposições pessoais e familiares e a maneira peculiar como cada um reage aos acontecimentos da vida.
Por isso, é comum dizerem que o tratamento homeopático é lento. Na verdade, o tratamento dos episódios agudos é rápido, mas o tratamento curativo dos problemas crônicos exige um tempo maior. Não existe um tempo preestabelecido, cada paciente tem um grau de reatividade diferente, que depende da idade, da constituição, das enfermidades sofridas e dos tratamentos realizados anteriormente.
A perfeita caracterização dos sinais e sintomas é que vai definir qual ou quais medicamentos serão mais apropriados para cada caso. Assim, para que o tratamento curativo tenha êxito, cabe ao médico e ao paciente constituírem, juntos, esse quadro com a maior riqueza de detalhes possível. Isso implica em um elevado grau de auto-observação por parte do paciente e de uma relação médico-paciente franca e amigável.
Por esse motivo, a consulta homeopática é mais demorada, pois a intenção é individualizar ao máximo o paciente. A homeopatia trata pelos semelhantes. Toda substância capaz de provocar determinados sintomas (físicos ou psíquicos) numa pessoa sadia, é também capaz de curar uma pessoa doente que apresente esses mesmos sintomas.
A dor de garganta é um sintoma muito comum que provoca dificuldade para engolir e falar e tem e é originada, normalmente, por inflamação, infecção ou irritação por agentes como ar seco, fumaça e até uso excessivo da voz entre outros.
Pode ser resultado de uma gripe ou resfriado, por exemplo, e passar em alguns dias, mas pode ser persistente, como nos casos de amigdalites ou faringites, e precisar de tratamento específico para melhorar.
Além da dor e da vermelhidão anormal na garganta, outros sintomas podem aparecer, como inchaço, pontos de pus e febre. As crises agudas são normalmente tratadas com antibióticos ou antiinflamatórios, mas a homeopatia para dor de garganta surge como uma opção mais suave, segura e muito eficaz de tratamento.
A homeopatia, por meio da lei do semelhante, auxilia no tratamento das amigdalites, amigdalite caseosa, faringites e seus sintomas.
Qual o melhor remédio?
A lista de remédios para curar dor de garganta é grande. Mas para indicar qual o melhor remédio, o mais indicado é consultar um especialista. Isso porque a dor de garganta pode ter origens diferentes.
No caso da homeopatia o especialista vai analisar o paciente como um todo, não apenas a doença ou os sintomas, e prescrever qual o melhor remédio para cada caso.
Homeopatia ajuda na inflamação?
Mesmo quando as dores de garganta são muito intensas, elas são sintomas de que alguma outra coisa não vai bem. Podem ser sinais de inflamação da faringe, amígdalas ou laringe. A Homeopatia para a dor de garganta surge também como uma opção de tratamento para essas dores mais fortes.
A homeopatia para dor de garganta trabalha com a dinamização (agitações e diluições sucessivas) de substâncias cujo intuito é, não somente curar um sintoma orgânico, como também fortalecer o organismo para que esse encontre o bem-estar do indivíduo como um todo. Isso é possível por meio do reestabelecimento do equilíbrio da energia vital.
Leia também: Quando levar as crianças no pronto socorro?
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre o assunto acesse: https://bit.ly/3aQ4cRy
Deixar um comentário