Sabemos o quanto é importante uma boa noite de sono para proporcionar uma rotina mais produtiva. Pois, o organismo precisa recarregar as baterias para trabalhar bem. O corpo humano é a máquina mais impressionante que existe, tanto que ainda não desvendamos todos os seus mistérios. Assim, uma pesquisa recente testou a influência do sono em como nos sentimos durante o dia e descobriu que dormir cedo ajuda a prevenir a depressão.
A depressão já um problema que atinge a cada dia mais pessoas, especialmente nos últimos meses que a pandemia comprometeu nossa liberdade de ir e vir. Pois, foi necessário manter o distanciamento social para evitar que mais vidas fossem afetadas pela COVID-19. O que fez aumentar consideravelmente os problemas de saúde mental, que já são um grande desafio da sociedade.
O estudo realizado pela equipe da Universidade do Colorado, MIT e Harvard, nos EUA, descobriu que dormir 1 hora mais cedo é suficiente para reduzir o risco de depressão em 23%.
Como dormir cedo pode diminuir a depressão?
O estudo analisou o hábito de sono de milhares de voluntários e percebeu que aqueles que anteciparam o horário de ir dormir apresentaram menos risco de depressão. 23% para quem deixou de ir para a cama às 1h e deitou às 24h, e 40% para quem passou a dormir às 23h ao invés das 24h.
<<Leia também: Celular antes de dormir retarda o sono>>
No entanto, a pesquisa não conseguiu responder a hora ideal para dormir, nem quanto tempo é necessário para ter um dia mais produtivo ou o melhor horário para despertar. Já que cada pessoa tem seu ritmo próprio, logo os pesquisadores acreditam numa janela específica que seja adequada para cada indivíduo. Sendo que o recomendado para adultos é entre 7 e 9 horas de sono diariamente.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre a pesquisa e como dormir cedo pode reduzir o risco de depressão acesse: https://bit.ly/2UEtbz0
[…] <<Leia também: Dormir cedo pode ajudar a reduzir o risco de depressão>> […]