Vivemos em uma sociedade que valoriza a juventude, em função disso as pessoas se submetem a intervenções estéticas para preservar a aparência jovial. Isso acontece por causa dos exemplos de jovens de sucesso que são contadas há séculos. Como a lista das pessoas mais influentes antes dos 30. Contudo, a história da humanidade já deixou bem claro que a idade não é um fator determinante quando falamos na fase em que os indivíduos são mais produtivos.
Segundo estudos atletas atingem o pico de seu rendimento na juventude, enquanto pensadores, médicos e economistas mais próximos da terceira idade. Já artistas e lideres durante a meia-idade. No entanto, independente da área que atue os indivíduos tendem a ser mais produtivos na meia-idade.
Comparando os indicados ao Oscar de melhor ator/atriz dos últimos 85 anos, grande parte dos indicados estava na faixa dos 30 a 40 anos, o que ilustra bem os dados apresentados acima.
Vamos falar sobre os padrões da produtividade
Conforme o pesquisador David Galenson escreveu em seu livro “Old Masters and Young geniuses”, existem 2 padrões diferentes quando falamos sobre fase da vida no qual o indivíduo é mais produtivo:
Inovador experimental: aqueles cujo trabalho foi realizado através de tentativa e erro, que levou décadas para ser concluído e muitas emoções envolvidas no processo. Virginia Woolf, Jackson Pollock e Alfred Hitcock são exemplos de pessoas que apresentaram o seu melhor numa idade mais avançada.
Leia também: Cigarro eletrônico: Apresentam riscos e não ajudam na diminuição da dependência do cigarro tradicional!
Inovador conceitual: indivíduos que aparecem com novas ideias, que, geralmente, é resultado de imprudência e ingenuidade. Pessoas que não percebem que não compreende, por isso utilizam pensamento lateral, que não seguem uma linha específica de raciocínio, em seu trabalho. Assim atingem o pico produtivo na juventude, como Pablo Picasso, Orson Welles e Sylvia Plath.
O avanço da idade não impacta tão profundamente a produtividade, já que a atividade cerebral de alto funcionamento tem seu pico a partir dos 50 anos e se mantém até os 90 anos. Uma boa razão para valorizarmos a contribuição da experiência em nossa sociedade.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre em qual fase somos mais produtivos em: http://twixar.me/f34m
Deixar um comentário