Com a repercussão do desabafo da atriz Larissa Manuela nas redes sociais, a endometriose se tornou um dos assuntos mais comentados nos últimos dias. A endometriose é um problema comum em mulheres, que atinge uma em cada 6 em fase reprodutiva.
O que é endometriose?
Doença que atinge mulheres em período reprodutivo. Ainda que o problema possa surgir logo após as primeiras menstruações, geralmente, os sintomas mais intensos aparecem entre 25 e 35 anos, período que a enfermidade costuma ser diagnosticada.
A endometriose é uma enfermidade na qual a mucosa que reveste a parede do útero cresce em outra região do organismo, causando dores no decorrer do período menstrual, infertilidade e dores durante a relação sexual.
<<Leia também: 6 mudanças na saúde que a mulher não deve ignorar>>
O desenvolvimento de tecido em consequência da endometriose ocorre na região pélvica. Normalmente, fora do útero incluindo: ovários, intestino, reto, bexiga e nervos do peritônio (membrana que reveste a parede intestinal). Também podendo se instalar em outras partes como diafragma e pleura.
Além disso, pode causar cistos endometrióticos nos ovários, que também prejudica a fertilidade.
Sintomas
- Cólicas menstruais intensas;
- Dor pré-menstrual;
- Dor durante a relação sexual;
- Dor difusa em toda região pélvica;
- Fadiga crônica;
- Exaustão;
- Sangramento menstrual intenso ou irregular;
- Alterações intestinais e urinárias durante a menstruação.
Diagnóstico
É feito exame físico, ultrassom endovaginal realizado pelo médico ginecologista e outros exames laboratoriais para fechar o diagnóstico.
Tratamento
Através de medicamentos que suspendem a menstruação, como anticoncepcionais de uso contínuo.
No caso de mulheres que já tem filhos existe a possibilidade de retirada dos ovários e útero.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre causas e tratamento da endometriose acesse: https://bit.ly/3C5cuP2
Deixar um comentário